Obesidade e Hipertensão (Dr. Dráuzio Varella) 17

A cada ano, 300 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares no Brasil. A causa de metade dessas mortes é a hipertensão, a pressão alta.

Hipertensão não respeita idade, cor, sexo, nem religião. Negro, branco, oriental, mulher, homem, velho, moço, rico ou pobre, qualquer um pode ter pressão alta. No Brasil, a doença atinge 45 milhões de pessoas. E metade delas nem desconfia que sua pressão está alta.

Creuza Maria Pereira da Silva, 61 anos, doméstica, 70,9 quilos.

- Sua pressão está 19,5 por 12, bem acima do que a gente considera normal, que seria 14 por 9”, avalia o médico que a examinou.

Creuza – Quando eu fico nervosa eu sinto que ela sobe um pouquinho.

Muita gente acha que, quando a pressão sobe, a pessoa tem dor de cabeça. Não é verdade! Geralmente a pessoa não sente nada. Pressão alta é um assassino silencioso.

Sônia e Eremildes sempre gostaram de comer bem.

- Ele me conquistou com uma lasanha maravilhosa que preparou para mim. Com molho à bolonhesa e catupiri e ainda escreveu ‘eu te amo’ com catupiri, diz a assistente financeira Sônia Kiseliovas Santos.

Quando ainda eram namorados, os dois tinham uma vida mais ativa.

Sonia – Quando a gente começou a ficar junto, começou a fazer comida boa um pro outro, né? Resultado: eu tinha 20 quilos menos, mais ou menos isso.

Por que a obesidade faz subir a pressão? Porque quanto maior a quantidade de gordura, maior a resistência à passagem do sangue pelos vasos. O coração é uma bomba que impulsiona o sangue oxigenado através da aorta, a artéria que dá ramos para irrigar o organismo inteiro. Na pessoa hipertensa, o coração encontra mais resistência para fazer a corrente sanguínea progredir através do sistema. Por isso é obrigado a fazer mais força. Faz tanta força que empurra a aorta para cima e para trás.

A distribuição da gordura no corpo pode determinar se existe probabilidade de complicações cardiovasculares. Quem tem culote, quadril largo, coxas grossas – a forma de pêra – corre menos risco. Quando a gordura está concentrada na barriga – corpo em forma de maçã – a chance de ter ataques cardíacos e derrames cerebrais é maior. Nos homens, a circunferência da cintura, medida na altura do umbigo, não deve ultrapassar 102 centímetros. Nas mulheres, deve fica abaixo de 88 centímetros.

Dr. Drauzio – Como a Sônia descobriu que era hipertensa?

Sonia – Uma vez eu fui fazer um check-up normal. O médico mediu minha pressão e eu estava com 24 por 13, mas eu não sentia absolutamente nada. Sinceramente, eu nem sabia que eu tinha pressão alta”.

Dr. Drauzio – Hipertensão é doença traiçoeira. Com 24 de pressão, você poderia ter tido um problema sério, um ataque cardíaco, um derrame cerebral.

Quando se mede a pressão, o aparelho marca dois números. O maior mede a pressão sobre as artérias quando o coração se contrai para bombear sangue para o resto do corpo. O número menor corresponde à pressão do sangue sobre as artérias quando o coração está na fase de relaxamento.

A pessoa sofre de pressão alta quando a máxima é igual ou maior do que 14 e a mínima, igual ou maior do que nove. O ideal é que a mínima esteja em torno de 8 e a máxima não passe de 12.

Para medir a pressão, existem dois tipos de aparelhos. O aparelho normal é usado em qualquer pessoa sem excesso de peso. Mas, pessoas obesas precisam usar outro, que é mais longo. Se não, dá diferença. O aparelho mais longo dá a volta melhor no braço e comprime-o melhor.

Quando descobriu que era hipertensa, num exame de rotina, Sônia levou um susto. Com razão. No Brasil, as doenças do aparelho circulatório são a principal causa de morte entre as mulheres.

Sonia – Eu fiquei bastante preocupada, mas, às vezes, o dia-a-dia da gente, a correria, não deixa a gente tomar a sintonia que devia tomar. Agora é que a gente está começando a fazer.

- O ecocardiograma que você trouxe mostra que o coração já está sofrendo um pouquinho com a hipertrofia devido à pressão alta , diagnostica a médica que está acompanhando o caso.

Para mostrar o estrago que a pressão alta faz no coração, o doutor Drauzio Varella compara dois corações. A diferença do coração normal para o coração de um hipertenso está na espessura da parede, do músculo do coração, que é muito maior no coração do hipertenso.

Por que o coração fica musculoso? Porque para vencer a resistência representada pelas artérias, que vão conduzir o sangue, é obrigado a fazer muito mais esforço. Isso provoca aumento de suas dimensões e,

com o passar do tempo, seu enfraquecimento.

- Toda vez que uma pessoa ganha peso, a pressão sobe. E quando ela perde peso, a pressão cai. É uma relação nítida. E a perda de peso não precisa ser muito grande Muitas vezes, perder 10%, às vezes 5% do peso, já determina uma redução da pressão arterial , explica o médico Décio Mion, chefe da Unidade de Hipertensão do Hospital das Clínicas da USP.

Sonia – Difícil é parar com tudo isso. Acho que a gente hoje está comendo tudo isso porque ainda não foi na endocrinologista. A gente se gosta demais e quer viver muito ainda pra aproveitar a vida.

Para controlar a pressão, é essencial perder peso. E para perder peso, você já sabe, tem que comer menos e exercitar-se mais. Mesmo emagrecendo, algumas pessoas precisam tomar remédio diariamente, às vezes pela vida inteira.  É chato, mas é fundamental para evitar as complicações da hipertensão.

Dr. Dráuzio Varella

Fonte: http://drauziovarella.ig.com.br/qpeso/qpeso8.asp

About these ads

  1. Tenho navegado na Internet em vários blogs e sites sobre obesidade, e este artigo chamou-me a atenção. Gostei especialmente da imagem do seu blog, bastante profissional e organizado.
    Por isso, desde já os meus sinceros parabéns.

  2. dr. tenho 49 anos ainda tomo anticoncepcional a mestruaçao so vai para qdo parar de tomar, ou qdo entrar na menopausa para mesmo tomando pilulas.qdo começo a reposiçao hormonal?se for natural posso começar desde agora.?tbm sou hipertensa, tomo medicaçao a mais de 20 anos.mesmo medicada o risco de problemas cardiacos ainda é grande?

  3. Como é terrível viver obeso e com problemas de pressão.
    Sinto-me infeliz. Digo que irei procurar um médico mas não faço nada.
    Não tenho um apoio na família ou de amigos para me ajudar.
    Deixá pra lá. Foi um desabafo.

    • Ei Francisco, que é isso??? Vc diz que n tem ninguém, tem sim, tem você cara!!! Poxa, vc deve se bastar sim, coloque a cabeça pra cima, se olhe no espelho e se veja. Tá gordo, e daí, significa que vc comeu muito e bem, comeu tudo que queria e gostava, agora vc vai fazer diferente, vc vai comer aquilo que vc deve e pode comer. Comece devagar, vá diminuindo aos poucos, e n pare de diminuir a comida!!! Se cair em tentação e exagerar, n se culpe, mas se compense reduzindo ainda mais, coma muita fruta, elas saciam a fome e n engordam tanto! Faça saladas, pique frutas, e deixe tudo em potes na geladeira. Qndo sentir fome coma isso!!!
      N desista de si mesmo nao cara!!!!
      Vc existe, lute por isso! Assista programas na tv bons, filmes bons, saia pra andar na rua onde vc mora mesmo, passe a sorrir mais, acorde cedo e vá andar, olhe o mundo de manhã, é muito lindooo, vibre junto com a vida!!!
      Francisco, n espere nada de ninguém, viva, ande, reduza a comida, sorria, e vc verá que tudo vai melhorar…vibre positivo, e vc verá que a energia que sairá de vc atrairá gente boa!!!
      bj e fique bem cara!

  4. OLÁ DR DRÁUZIO ESTOU ME MUDANDO PARA CUIABÁ MT PORQUE TENHO PRESSÃO ALTA ME SINTO MELHOR LÁ.SERÁ QUE ESTOU ENGANADO? POIS QUERIA SUA OPINIÃO. MUITO OBRIGADO DOUTOR.

  5. Olá Dr.
    Tenho 28 anos e a 1 ano atraz fui submetida a uma ablação cardiaca, pois tinha muita taque cardia, desse ploblema eu estou curada. Mas é que tenho prolapso de valvula mitral e sinto muita extra sistoles(a sensação é de q meu coração da uma enroscadinha) com muita frequencia. Tomo Selozok 25mg mas não esta resolvendo.
    Gostaria de saber se corro algum risco??
    E gostaria de saber se posso engravidar tomando algum tipo de betabloqueador.
    Por favor me mande uma resposta por e-mail.
    Desde já agradeço a atenção!!! ;D

    • Vanessa, este blogue não é do Dr. Draúzio Varella, e eu nem médico sou.
      Sou uma pessoa que sofre pela obesidade e a hipertensão. Por isso resolvi postar a informação de autoria do célebre médico.
      Um abraço e procure um médico.

      George Hamilton

  6. OLá Doutor!
    Foi um prazer encontrá-lo neste blogue. Estava consultando sobre coração musculoso para minha mãe. Continua em Humaitá? Um forte abraço, foi um prazer trabalhar com o Dr.
    Sueli

  7. doutor fiz um pedido de um remedio para emagreçer do laboratorio natosito eles usaram. o nome do senhor como sendo o responsavel direto do produto so que ate´agora este produto náo chegou ate a minha residençia gostaria de saber se e verdade mesmo dessa formula milagrosa ass.francisca da cidade tiradentes

  8. Dr . estou precisando muito de uma orientação em nutrição:
    Tenho 50 anos estou na menopausa , pesava 61 k , atualmente estou com 78 k e não consigo emagrecer, gostaria de uma dieta controlada que fizesse efeito. Preciso saber o que comer o dia todo, os horarios certos pois sou muito anciosa …

    obrigasa

  9. gostaria de saber pois estou com o acido urico alto 9.1 meu colesterou esta alto eo trigliceridio tambem enfim ,gostaria de ter uma dieta apropriada pra mim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s