Queimação alerta para doença do refluxo 89


refluxogastroesofagicoCLÁUDIA COLLUCCI
da
Folha de S.Paulo

Ela é facilmente confundida com gastrite, azia ou má digestão. Por desconhecê-la, as pessoas se automedicam com antiácidos, o que, inicialmente, alivia os sintomas, mas, com o tempo, só piora a doença, segundo os médicos.

Trata-se da DRGE (Doença do Refluxo Gastroesofágico), que afeta 12% da população na idade adulta, segundo pesquisa Datafolha realizada em nove regiões do país, a pedido do laboratório AstraZeneca.

A doença do refluxo é caracterizada pelo retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, em razão do mau funcionamento da esfíncter, válvula que separa os dois órgãos. Assim, o conteúdo gástrico, inclusive o ácido que ajuda na digestão, retorna ao esôfago, que não tem uma
mucosa apropriada para recebê-lo.

Quando não tratado, o refluxo gástrico pode causar inflamação do esôfago, levando, em situações mais extremas, ao estreitamento do órgão (estenose) e ao aparecimento de úlcera. Há estudos que relacionam essas inflamações mais graves ao câncer do esôfago.

“A doença do refluxo é uma das queixas mais comuns no consultório. As pessoas dizem que parece ter um dragão no estômago”, afirma o médico Laércio Gomes Lourenço, professor de gastrocirurgia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), referindo-se à sensação de queimação, que sobe do estômago em direção à garganta, e a regurgitação –quando o conteúdo ácido do estômago chega à boca.

Segundo ele, eventualmente, é normal as pessoas apresentarem refluxo quando bebem em excesso ou ingerem comidas gordurosas ou muito condimentadas. “Sobe aquele líquido amargo, que parece “queimar” a garganta”, descreve o médico.

Para o gastroenterologista Fernando Miranda Cordeiro, 65, presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia, a situação deixa de ser normal se houver azia e regurgitação duas ou mais vezes por semana.

Nesses casos, um especialista deve ser procurado para avaliar o problema e indicar o tratamento correto.

Segundo Cordeiro, a pesquisa mostrou também que a automedicação é um comportamento muito frequente entre os que apresentam os sintomas da doença do refluxo: 57% disseram que utilizam medicamentos, principalmente os antiácidos, sem orientação médica.

É o caso do ajudante-geral Jean Carlos de Carvalho, 26, que perdeu as contas das vezes que sofreu queimação no estômago. “Acho que sempre tive isso, desde criança. Sempre tomei antiácidos, mas nunca resolveu o problema.”

No início deste ano, ele atendeu aos apelos da sogra e procurou um médico. A doença do refluxo foi diagnosticada e ele passou a tomar os remédios indicados pelo gastroenterologista. “Melhorou bastante, mas é só abusar de comida gordurosa ou beber além da conta que a queimação volta”, diz.

E não é para menos. Os alimentos gordurosos e as bebidas relaxam a pressão do esfíncter, permitindo que haja o refluxo.

Os remédios inibem a secreção ácida das células e diminuem a inflamação do esôfago –o que alivia os sintomas de queimação–, mas não curam a doença.

Segundo o médico Luiz Chehter, professor de gastroenterologia da Unifesp, a DRGE é uma doença crônica, e a mudança de hábitos é fundamental para que a pessoa tenha qualidade de vida. A cirurgia, afirma o médico, é indicada para 5% a 10% dos casos.

Na cirurgia, essa válvula é refeita, e o esôfago recolocado na cavidade abdominal. “Mas a cirurgia não é 100% segura. Há casos em que a válvula volta a relaxar, com reaparecimento dos sintomas”, alerta o gastroenterologista Jaime Natan Eisig, 53, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Além dos casos mais graves de lesão no esôfago, a intervenção cirúrgica pode resolver o problema de pacientes que não querem levar uma vida de restrições, principalmente os mais jovens, de acordo com Eisig. “A moçada prefere operar a ter que ficar tomando remédio continuamente ou mudar seus hábitos”, diz.

De acordo com Lourenço, em torno de 30% dos portadores da doença do refluxo podem apresentar também sintomas extra-esofágicos, como asma ou tosse (quando o líquido gástrico reflui para o pulmão), dor aguda no peito e rouquidão (quando o ácido irrita as cordas vocais).

Para os que sofrem como eu deste distúrbio.

About these ads

    • Boa tarde Julio, essa noite eu acordei com o mesmo sintomas estava dormindo de barriga pra baixo quando o vômito veio levantei e não conseguia respirar, depois de 2 minutos destravou minha garganta, foi esse sintomas que você teve ??

      • Já aconteceu comigo e chegou a faltar oxigênio no cérebro,pois a válvula travou fechando totalmente o pulmão e todo ar que eu tentava respirar ia para o estomago e a consequência disto foi uma dor de cabeça horrível a noite toda,tremedeira e o resto da noite sem dormir,depois disso já tive várias vezes mas não tão sério……e o que eu faço agora é evitar comer demais à noite e também evito à noite bolos,doces,refrigerantes,etc…

    • Eu sei bem desse sofrimento..Eu tenho os mesmos sintomas,comecando por uma dor forte,queimando,comecando no estomago,vai subindo,e chego a ter dores de ouvidos,meu cranio parece estar sendo esmagado e perco as forcas e suo frio…Sei q sofro de refluxo,mas evito frutas acidas,so tomo cafe pela manha,nao como quase mais nada..Nao entendo porque sempre acontece essa dor! Ja sofri acidentes por estar dirigindo e comecar esses sintomas…Nao consigo mais dirigir,ja entro em panico…Alguem pode me aconselhar algo a fazer???obrigado(a).

      • Boa tarde amigo tome Omeprazol dois por dia um 30 minutos antes do café da manhã e outro 30 minutos antes da janta, sim e evites café e qualquer suco de frutas ácidas que vc vai se sentir bem melhor!

  1. Minha mãe operou de refluxo gastroesofágico, mas só foi eliminado um dos sintomas que era o empachamento estomacal, a acidez na garganta continua. Ela sofre muito com a queimação na boca e diz parecer com pimenta. As cordas vocais também são atingidas, causando rouquidão extrema. Ficamos muito decepcionados pois esperávamos resultados melhores de uma cirurgia tão agressiva (foram dezenas de pontos no abdome), no entanto os sintomas que mais incomodavam permanecem.

  2. Eu tenho 20 anos sempre tenho essa dor horrivel, essa queimação doi demasi, tem hora q penso que nao vou aguentar de tanto que doi e qeima.

  3. Gostei muito da materia, meu filho acabou de apresentar
    essa doença, com essas informações, sei que devo mudar os habito
    alimentares dele, ele tem nove anos. obrigado

  4. Muito chato mesmo!

    Gosto de beber, adoro uma pimentinha, mostarda e por aí vai… Ou seja; tudo o que não pode, rs!

    Os antiácidos realmente não resolvem nada, mas a água de coco no sufoco da queimação, acalma…

    • c vc ainda estiver com esta queimação eu deixo aqui um remedio infalivel. compre em qualquer mercado sementes de linhaça coloque uma colher e meia de sopa em um copo com agua , e no dia seguinte mexa e tome tudo. a linhaça repoen e restaura a mucosa do esofago eliminando assin a queimação.obs. repita isto por varios dias até sentirc melhor
      eu tinha queimação e melhorei tomando linhaça graças ao nosso bom JESUS.

  5. fiz a cirurgia de refluxo a 6 meses.uma decepção ,estou pior que estava pois eu tomava pantoprazol e melhorava,agora estou péssima, minha garganta vive toda queimada pelo acido que volta do estomago ,e eu faço dieta regularmente,n recomendo cirurgia para ningém, se quiserem mais informação. email. mroczekneid@yahoo.com.br.

  6. Meu marido está com esses sintomas, o médico recomendou a cirurgia, mais pelo que eu li aqui fiquei com medo, a maioria das pessoas que operarão não tiveram bons resultados.

  7. Faz 4 meses que sofro com isso! Tem períodos que a queimação é insuportável, nem medicação resolve…já gastei tempo e dinheiro com médicos e exames…

  8. Tenho problemas de estomago desde adolescente, agora estou com 38 anos. Há alguns anos atrás fui ao médico e depois de alguns exames, descobri que tenho gastrite de antro. Isso a aproximadamente uns 8 anos atrás, estou sempre tomando omeprazol, mas já algum tempo não tem resolvido meu problema, que agora piorou; porque tenho muito refluxo, principalmente a noite. Agora estou me auto medicando com pantoprazol, que também esta parecendo não resolver mais meu problema. Estou tentando arrumar coragem para procurar novamente um gastro!

  9. Nunca tive nada no estomago. Mais de um tempo pra ca tenho sentido como se tivesse tomado agua fervendo. Fico com a sensação de quentura na garganta. Não sei o que venha ser isto. Quando tenho azia é só por um comp. de magnézia bizurada e sara na hora. E isto que sinto não sarou, por isto to preocupada.

    • Pelos sintomas parece que vc tem refluxo esofagico. Procure um medico. Incline a cama e nao beba nada e nem coma 2 horas antes de dormir. Corte café, refrigerante e vinho.

  10. operei de refluxo ha mais ou menos de 3 a 4 anos quatro estou voltando a ter os mesmos sintomas muita tosse sensibilidade na garganta inflamação constante na garganta mas pelo contrario não tenho azia e nem queimação a possibilidade de ter voltado orefluxo

  11. A cerca de um mês sinto estes sintomas de queimação na garganta 24 horas por dia, principalmente depois de comer e deitar com o estomago cheio e causando também sensação de estomago pesado e estufamento. Oque causa esta doença, é hereditário ou estres e nervoso no trabalho ajudam. tenho 24 anos.

  12. me chamo jamile estou sentindo umas coisas estranhas na garganta e uma queimação e au mesmo tempo parece que comi pimenta depois da vontade de tussi

  13. me chamo jamile comecei sentir umas coisas esrtranhas na garganta uma hora paprece que e azia outra hora parece que e pimenta que comi outra e dor sei lá nunca sentir isso e muito estranho.

  14. Sinto uma pequena dor abdominal que encomoda e tenho queimação que sobe pela garganta, mas o acido nunca chaga a boca. O consumo de café, coca-cola, comidas apimentadas ou muito condimentadas pioram 200%, quando abro mão desses alimentos a melhora no meu caso é de 90%.

  15. tenho refluxo já a algum tempo,a noite eu tinha dificuldade para dormir pois minha garganta queimava muito,e varias vezes acordei engasgado com o liquido do esofago que volta, ergui o lado da cabiceira da minha cama uns 15cmt do chão, melhorou muito, isso faz com que o liquido não volte e com isso a garganta não queima mais.espero que isso ajude outras pessoas com refluxo.argargargarg ninguem merece essa doença…

  16. ja tem uma semana q to com uma queimaçao na garganta e horivel fiquei com uma ronquidao na garganta e quando fico nervosa o estoma doi muito e nao consigo nem fala direito e sempre a noite q ataca parece uma azia a boca enche de agua ate vontade de vomita da em mim parece te um bolo na garganta e muito e ruim e sinto muito tosse a gargata queima muito e toda vez q eu vou tussi doi e o estomago doi bastate

  17. há um ano e poco sofro com mt queimaçao na garganta, e desde de entao , passei e um ano e pouco no otorrino , e ele nao descobriu o que é , por favor me ajudem ,

  18. eu tenho um problema igual , ao refluxo mas não sei c é , pois não sinto queimação na garganta , mas sinto como c tivec um buraco no comecinho do estomago como uma forte senssação de fome é muinto desagradavel , fico nervoso e chateado com isso , não gosto de tomar remedios quimicos , c alguén ai souber de remedios naturais , por favor me dem um toque.

    • Eu tambem tenho este sintomas e até tinha medo que fosse cancer de garganta, fui no otorino que fez um exame e disse que é refluxo..to tamando remedio, mas a queimação na garganta e lingua não passa…tambem quero ajuda….alguem ai pra me dar uma informação…..

  19. tenho refluxo a 6 meses, é a pior doença que ja senti em toda minha vida, sinto um milhão de sintomas. afff……..dor e queimação no peito, na garganta, dor de cabeça, nausias, dores nas costas…o meu estomago parece ter uma ferida de tanto q doi, fui indicada a cirurgia, mas tenho medo de fazer e ficar pior, pois os relatos de quem ja fez não são dos melhores. é uma cruz pesada viu? ja tomei todos os PRAZÒIS q existem…sorte e fé pra quem padesce desse mal orrivel. bem vindos a seção tortura…………………………..

  20. Boa tarde, tenho 33 anos e sempre tive dores no estomago, mas a seis meses começei a sentir uma ardencia na garganta, a coisa e tão ruim que cheguei a pensar em câncer de garganta, agora só consegui marcar um gastro, mas fui em uma endocrinologista que me afirmou que não é cancer mas sim refluxo, sinto queimação, dor no estomago, dor de ouvido e até dor no pescoço……….tem dia que fico em desespero de tão ruim que é sentir isso.

  21. WALQUIRIA DE SOUZA:

    EU TENHO REFLUXO A MUITO TEMPO JA FOI DIAGNOSTICADO PELO GASTRO E O MESMO ME PASSOU PANTOPRZOL QUE NAO RESOUVEU NADA E UNS DIAS PARA CAO ESTOU SENTINDO ESTA COISA HORRIVEL TENHO VOZ ROUCA TAMBEM E UMA TOSSE SEM FIM PARECE ATE QUE VIROU CRONICA VOU PROCURA UM GASTRO VIVER COM ISTO NINGUEM MERECE.

  22. Ola tambem ando muito mal esses ultimos tempos faz dois meses comecei uma dieta emagreci tres quilos porem comecei a sentir muitas queimacoes no estomago e ate que uma noite senti que parecia que o jantar estava voltando e ficando entalado na garganta desde entao minha garganta doi constantemente apavorada cheguei a pensar em coisas ruins que poderiam ser mas fui a um otorrino e ele me disse que a sensacao de bolo na garganta e ardencia e porque ela esta machucada por causa do refluxo comecei a tomar remedios mas ta bem de vagar a recuperacao tem dias que passo tao mal que da vontade de so chorar. O doenca malvada chega dar depressao

  23. pois é tambem tenho iso queima tudo garganta costas peito é muito dificil e pelo q vejo nao a cura somente o nao pode …nao podemos comer nada…a unica soluçao que temos é pedir a deus que nos ajude…

  24. começou com algo preso na garganta depois uma coceira cheguei a sentir q a garganta estava totalmente tampada falta de ar e muita dor no peito e queimaçao..ai o medico diz refluxo não comer citricus doces e tal resultado nao comer nada que é bom…tem dias q nao sinto nada outros parece q tem um dragao dentro de mim..agora para ajudar ate as costas queima e pelo q vejo a cirurgia nao ajuda em nada…infelizmente nao tem cura que deus posso nos ajudar

  25. bom pessoal…. eu vivia com azia quando comia alem da conta, e por anos e anos foi assim. durante minha grávidez enjoei os primeiros 5 meses, muito vomito azia queimação…..já passam se 5 anos e os 10 quillos da grávidez ainda estão aqui… o que só piora meu problema….tive recentemente 3 refluxo seguido de tosse e queimaçao na garganta….agora comecei tomar omeprazol pantoprazol e motilium….enfim a soluçaõ é : perder peso não comer depois das 20:00 e mudar hábitos para comdas mais saudavel….a minha luta começa aqui….minha mãe tinha problemas assim operou e demorou muito a recuperação parece que ate hoje está assim….milagres não existe, médico não é deus….então começemos por nós agora….beijos espero ter ajudado…..na hora da queimação bicarbonato de sódio ajuda…..

    • …Acabe c o refrí! Tome suco de melão c casca. Corte as carnes e coma pouco, + saladas. Faça respiração profunda c a barriga vazia. Yoga tbm. Tem uma posição q é boa! Vergar o corpo p tráz, após a respiração profunda. Vergue o corpo c as mãos postas p tráz e conte até 230; principalmente antes de dormir,faça 2 a 3x dia. 70% de saladas, e 30% de comida. Veja como faz a respiração profunda. Vj tbm as 26 posições do yoga; uma delas lhes farão bem…Mãos postas p tráz.
      Corte o leite, açúcar; tudo q agride o estômago; sigam a dieta p refluxo.
      A Rf pode dar resultados + ou – em 60 dias; li na internet.
      Tbm; 4 colheres de cloreto de magnésio em copo 3x dia, já dissovida em um litro de água, junto c a Rf, ajuda à longo prazo.
      Tenho o problema, e estou tentando me ajudar…
      Da CAPital, um abraço!

  26. ja esta com 12 dias que apareceu uma queimaçao na minha garganta e ela parece que fica quente sinto um bolo na garganta nao sei o que é ainda vou no medico esta semana sera que pode ser refluxo ou azia sinto tambem ela inrritada parece que gritei o dia todo é horrivel

  27. concordo com que a Taisa disse, nada de comer depois das 20:00 e perder peso..levante a cabeceira da cama , pelo que sei esta doença não tem cura , tem controle, estou fazendo assim , so como chocolate , coca, docess ..etc ,aos domingos o resto da semana eu controle , boa sorte a todos ..

  28. acordei engasgado hj com falta de ar,ja havia acontecido comigo outras varias vezes dai entao resolvi pesquisar…desta vez achei que ia morrer pois fikei muito tempo tentando respirar,sem muito sucesso,ate que o ar veio e voltei a respirar,mas com certa dificuldade e dai entao ja faz mais de 3 hrs e ainda sinto um bolo na garganta,ja passa das 4 da manha e eu estou com medo d dormir e acontecer denovo

    • Raul,
      Isso acaba de acontecer comigo, e não é a primeira vez…
      Acordo super engasgado, como se tivesse engolido uma mosca sabe? Um ‘pigarro’ super desagradável, parecendo com catarro parado na garganta.

      Lendo o relato dos amigos aqui, vejo que tb estou com refluxo, e só me faz confirmar, pois ‘coincidentemente’ jantei uma indigesta feijoada, super condimentada e apimentada.

      Estou indo ao médico agora…

      Boa sorte pra vc, melhor, pra nós!

  29. ana paula tambem sofro com isso sinto dor nas costa no ,na garganta e na lingua o tempo todo,ja fui a ao medico ele disse que refluxo , mas oque me preocupa,e aqueimação na lingua e dor , na cabeça tem pontadas e palpitaçães no peito ,isso aconteceu depois da minha gravidez minha bebe so tem 2 mes tem que eu fico dessseperada comedo de morrer e não poder cuidar da mihna filha.meu pescoços doi direto .pofavor me ajude
    .

  30. …Pessoal!
    O refluxo é terrível! C toquem!!! Frituras? Nem pensar!!!
    Comer muito e ñ dar espaço de 2-3hs p deitar, está fodendo meio mundo; pricipalmente estudantes; q chegam em casa a noite, e ainda VÂO JANTAR! Ñ façam ISSO! P chegar e dormir, p trabalhar no dia seguinte; só meio copo de suco de frutas ou leite c pouco adoçante ou mel, e umas 3 bollachas maria!!! $ÓOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO! O café da manhã? Tem ser caprichadoooooooooooooo!
    Café? Só descafeinado!!! Ou Suco de melão c casca!!!
    Quem tá fudido c queimação, tá c gastrite ou refluxo; aí meu…Antes da comida, coma 70% de brócolis c couve, e só 30% de comida, e sem refri! Qq líquido: Só meia hr antes, e 2 hs após!
    ***Faça isso, se c gosta, e ñ quer sofrer!!!
    Tenho isso; tive gastríte, curei assim, agr; tentando curar o reflúxo, grau15!
    Baixem no Google: Respiração Profunda e Cloreto de magnésio. Vj se é aplicável no reflúxo; c gastríte, ñ dá.
    Tbm: Yoga, as 26 posições; aquela, com as mãos postas p tráz, após a RF. me troxe alívio na queimação do exôfago.
    Abç!
    Agnóstico teísta da CAPital.
    Namaste…

  31. eu tenho enjoo toda a noite,e queimação no esofago e na garganta sinto um líquido que vem a garganta,meio amargo,esse sintoma pode ser do refluxo?

  32. tenho refluxo muito ruim td que como volta td faz mal agora formiga minha boca pensei até que era derrame acordei no meio da noite e fui pro hospital só que que eu não sabia que era do refluxo !!

  33. Já estou cansada de ir ao médico realizar exames e não resultar em nada. Também sinto uma queimação na garganta 24 h por dia, isso está me matando e tirando minha qualidade de vida. Já fui ao gastro, otorrino, neuro p ver se pode ser psicológico e nada. Faço o uso do medicamento Tecta que tem o preço bem salgado e nada resolve. Já nem sei mais o que pensar….será que alguém pode me ajudar? Que médico devo procurar agora?? Obrigada

    • tente fazer o tratamento com linhaça eu tinha uma terrivel queimação que me tirava o sono a noite. fiz o tratamento com linhaça e graças ao bom senhor Jesus que a todos cura hoje estou curado daquele pesadelo dos infernos.vc compra em qualquer mercado ou aviario sementes de linhaça , coloca uma colher e meia de sopa em um copo com agua . e no outro dia mexe com uma colher e toma tudo c quiser pode mastigar as sementes. faça issso por varios dias até sentirc bem.

  34. Tenho este problema já algum tempo, tinha melhorado, mas agora voltou com força total, pelo q o gastro diz, só dieta resolve….a queimação no peito, garganta, língua são insuportáveis, dá vontade de sair correndo, aff perdi a vontade de fazer tudo…ñ aguento mais, mandem receitas caseiras. Uma coisa q ajuda bastante é chá de espinheira santa…vou começar a tomar de novo, deus nos conforte p/ aguentar esta doença chata.

  35. me ajuden por favor nao o que fazer de uns tempo para ca venho sentindo uma quemacao terrivel na garganta arde 24 horas por dia nao por nada paresse que ta tudo queimado

  36. Gente, eu tambem faço parte do clube dos “queimados na garganta e no esofago” isso é muito ruim. Ja tomei muito remedio e nada de melhorar. Pelo menos, saber que muitas pessoas sofrem com essa doença, me tranquiliza um pouco, pois sei que nao sou a unica a padecer desse mal quase que insuportavel. Espero que um dia encontrem remedio, uma soluçao para acabar com essa tortura.

  37. eu nem sabia o que era queimação e nem refluxo depois que fiz a cirurgia de estomago passei a sentir e horrível , sabe o que melhorou d+++ eu hoje durmo quase sentada , se eu deitar normal passo mal …

  38. Gente O MELHOR REMEDIO É A ORAÇÃO…OREM E FAÇAM UMA CAMPANHA NA IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR EM FAVOR DA CURA DE VCS…EU TENHO A GRANDE CERTEZA QUE VÃO FICAR COMPLETAMENTE CURADOS.

    • Eu concordo só oracao por até agora não conseguir ver ninguém curado só deus para tirar essa marzela do serhumano faça acampainhado mundial com Davi Miranda anoite pelo radio eu já fiz um voto com deus se ele me curar de todas as infermidade vou gravar meu testemunho boa sorte

  39. Durante toda a minha sofri de todos os sintomas que foram narrados, sempre que estou em crise eu misturo bicarbonato na água, resolve na hora, espero que isso possa ajudar. Um abraço.

    • tenho 33 anos, apareceu estes sintomas com 31 anos. Nossa como sofro com tanta dores na garganta, queimação, faço a dieta mais nao resolve. nao sei o que faço mais. Somente DEUS para me curar. Um baraço

  40. gente como é horrivél essa queimação no estomago ,na garganta e lingua estou tomando omeprazol,mas não esta resolvendo muito ,quando vou dormi mastigo bastante cravo para aliviar a queimação da lingua melhora muito.

  41. boa tarde. eu tenho umas queimacao no meus peito eu acordou a noite enteira com uma queimacao queria saber o que e isso as vezes eu sentou mau eu possou procura o medico…

  42. oi boa noite! eu tenho muito refluxo e queimação. só que estou gravida e tá me dando muito forte. agradeço se puder me ajudar. obrigada.

  43. Acredito eu que a medicina deixa a desejar ,apenas uma simples queimação no estomago os médicos não conseguem resolver,já fiz todo tratamento imaginavel e inimaginavel e absolutamente nada .Trinta e um anos de sofrimento,acho que vou fazer um curso de medicina para resolver o meu problema kkkkkkkkkk

  44. Estou com o mesmo problema nao sei o que fazer. E sinto meio tonta e dor na cabeca como se tivese apertando ai e horivel.

  45. Amigos vivo com essa doença á mais de 15 anos já estive pior já tomei nnn de gastroregistentes o melhor é o nexium
    mas nao mais me passou a queimação. na boca na garganta.acido.fiz montes de exames após tantos anos conclui esta doença varia com o estado psíquico sistema nervoso stress tensao inquetação noites mal dormidas para melhorar temos de relaxar
    com ou sem medicação desporto distração sempre fora dos meios que nos enervam procurando Paz……ESpero ter ajudado

  46. Estou desesperada, nervosa, não consigo marcar um medico e cada dia estou ficando pior! O bolo na garganta é como se fosse um entalo, é. O tempo todo esse tampão na garganta, as vezes eu fico com refluxo, o estomago parece uma fogueira, é horrível enquanto não marco o médico o que pode ser feito para melhorar?

  47. Tenho diabetes e essa doença e constant em mim num guento mas o empaxamemto e rota e solta pum fedorento e dor de barriga e fezes verdes…ta difícil

  48. Estou com esses sintomas ja fazem 4 meses, comecei a trabalhar no meu serviço atual, costumo sair tarde chegando em casa jantando e em seguida indo dormir..nao sinto muito azia, mas um aperto no peito e a bola na garganta.
    Ja fiz varios exames e nada o unico medico q diagnosticou foi o otorrino, estou tentando mudar a alimentaçao mas nao e facil ( acabo caindo na tentaçao), faço uso do Pantoprazol e Domperidona (esta me ajudando)..vou começar a fazer exercicios fisicos pois acho que vai me ajudar pois essa doença nos deixas mais estressados e ainda por cima sou mega anciosa ..
    A unica coisa que nao adianta é entrarmos em desespero só vai agravar ..Que Deus possa nos abençoar e nos livrar desse mau..

    Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s