Considerado um dos principais colecionadores das canetas Montblanc neste país, meu irmão mais velho Marcus Valério fora citado em recente artigo publicado na revista “Istó é Dinheiro” (08/07/2009). Nesta ocasião, Adriana Tombolatto, diretora de marketing da Montblanc do Brasil, referiu-se a ele como um cliente que conhece a Montblanc tão a fundo que assemelhar-se-ia a um embaixador da grife.
Transcrevo um texto de sua autoria dedicado a esta sua grande paixão:
PORQUE ELAS ME FAZEM FELIZ!
Por Marcus Valério Lins Barroso
A fala definiu a humanidade, mas é como nós escrevemos que nos define. A palavra escrita sempre me fascinou e podemos dizer que a nossa letra é o desenho de nossa personalidade. Ninguém no mundo inteiro vai conseguir, mesmo sendo um perito profissional, reproduzir com exatidão absoluta a nossa letra, se esta for feita com uma caneta tinteiro. A nossa assinatura passa a ser o nosso carimbo pessoal.
Ainda no tempo em que não existia o computador, o jovem que entrava na faculdade recebia de seu pai uma bela caneta tinteiro para nunca mais esquecer aquele momento tão especial, e a guardava como um de seus maiores tesouros pessoais até o fim de sua
vida. O competente executivo que se aposentava, após anos de serviços prestados, ganhava uma caneta-tinteiro de ouro maciço 18K, como agradecimento de sua empresa pelo seu saber compartilhado com os colegas durante todo aquele tempo.
Este é um dos maiores emblemas de uma caneta tinteiro: o símbolo do conhecimento, do saber e da cultura, e que vem ganhando cada vez mais importância. Valemos pelo nosso conhecimento, porque é através dele que iremos conquistar tudo o que nos proporcionará o sustento e o conforto durante as nossas vidas, além de nos completar como pessoas.
É por isso que uma caneta tinteiro, com uma pena de ouro de 18k, é mais do que um objeto de desejo para estas pessoas que valorizam a cultura e o conhecimento; ela acaba por tornar-se uma amiga para sempre.
Talvez por isso que, quando vi pela primeira vez uma Montblanc Meisterstück nº 149, em 1988, foi amor à primeira vista! Esta é a caneta tinteiro mais clássica e admirada de todo o planeta, por ser a mais antiga em produção ininterrupta, desde 1952 sem mudança de estilo. Ícone da Maison fundada em 1906 e símbolo da tradicional manufatura Européia, é a sucessora da original Meisterstück de 1924, que significa “obra-prima” em alemão.
Foi em uma revista que enumerava as melhores coisas da vida – o melhor carro, a melhor máquina fotográfica, o melhor barco… e como o melhor instrumento de escrita lá estava ela: bela, redonda, sexy, atemporal. E aquela forte paixão só poderia virar um verdadeiro amor!
A Montblanc nasceu no berço onde a fabricação perfeita é uma obsessão: a Alemanha. Não existe nenhum produto feito pelos germanos que algum outro país consiga fazer melhor. “Made in Germany” é uma das maiores grifes do mundo contemporâneo. Sendo eu um perfeccionista e apreciador de
produtos artesanais impecáveis, principalmente europeus, não teria como fugir de uma forte ligação com a marca da estrela de seis pontas ou cume nevado.
As Edições Limitadas Montblanc, produzidas e lançadas desde 1992, são sinônimo do que ela faz de melhor, no mundo dos Instrumentos de Escrita.
Divididas por temas como “Os Patronos das Artes” e “Os Escritores”, a Maison de Hamburgo me faz vibrar todos os anos com as suas edições tão especiais.
A expectativa de saber qual será o homenageado, se será uma reedição de uma de suas maravilhosas peças da década de 20 ou 30 ou se trará um novo design, é realmente emocionante!
É comum dizer que a vida é uma guerra; e como os generais recebem medalhas, nós também merecemos as nossas como recompensas pelas lutas que vencemos em nossas vidas. Como as Edições Limitadas Montblanc são anuais, nos temas
Patronos das Artes e Escritores, as tenho como as minhas medalhas de conquistas, verdadeiras fotografias de cada tempo, daqueles preciosos momentos.
Quando eu revejo a minha estimada coleção, é como se eu estivesse vendo um álbum de fotografias de minha vida, a minha história contada em capítulos, ou melhor dizendo: em canetas tinteiro Montblanc.
Qual a minha preferida? Eu diria que são duas: a Montblanc Lorenzo De Medici e a Montblanc Imperial Dragon 888.
A Montblanc Lorenzo De Medici é uma delas por ter sido a primeira do conceito Patronos das Artes, em 1992, quando tudo começou, e por também ter sido toda trabalhada à mão. Foram produzidas 4810 peças para todo o mundo, correspondentes à altura do monte Mont Blanc – o mais alto da Europa e que deu nome à minha querida marca – e ainda assim não existem duas iguais! Cada uma, inclusive, é assinada no corpo pelo mestre-artesão que a confeccionou.
Já a Montblanc Imperial Dragon 888 foi lançada em 1993, para ser distribuída em original, exclusivamente na Ásia. Ela tem um clipe e detalhes em ouro maciço 18K, tendo sido produzidas apenas 888 unidades. O oito é o número da sorte no Oriente, simboliza a fartura e riqueza, e o símbolo deitado representa o infinito.
Para ter este exemplar em minha coleção, tive que fazer uma verdadeira loucura! Era 1996 e eu achava que nunca a teria, quando recebi a maior revista especializada em Instrumentos de Escrita daquele tempo, a Pen Word International. A revista trazia telefone e endereço de uma das lojas mais especializadas do mundo em edições limitadas de todas as marcas existentes, em Nova York.
Eram três horas da tarde no Brasil, uma quarta-feira, quando perguntei se eles tinham Edições Limitadas Montblanc. Para minha surpresa, disseram que havia uma peça destas, raríssima e lacrada de fábrica, e que só poderiam vendê-la pessoalmente. Não pensei duas vezes: liguei para uma agência de turismo, comprei a passagem e no outro dia, às oito da manhã, estava em frente da loja em Nova York, a capital do mundo. Não conhecia a cidade até então, e esta foi uma das mais incríveis viagens de minha vida.
Eu e a minha esposa Lusinei – meu grande amor e minha maior incentivadora, conhecemos pessoalmente o “quartel-general” da Montblanc-Simplo GmbH em Hamburgo, a segunda maior cidade alemã (menor só que Berlim) e conhecida como o portão da Alemanha para o mundo
Já o visitei por três vezes, para fazer o tour da fábrica e rever queridos amigos, sendo que em duas destas visitas fui recebido pelo Sr. Norbert Platt, Presidente Mundial da Montblanc na época, e hoje o poderoso CEO do Richemont Group, segundo maior do mundo em luxo e dono da Montblanc. Inesquecível!
Como posso não gostar de algo que me dá tanto prazer? Impossível. Tenho umas das melhores e mais completas coleções de canetas Montblanc do Brasil e isto, sem modéstia, me deixa muito orgulhoso.
O colecionador é um sujeito tanto admirado quanto incompreendido. Mas se alguém me perguntar por quê eu coleciono as canetas tinteiro da Montblanc, vou responder sinceramente: porque elas me fazem feliz!
Achei muito interessante a matéria e o parabenizo pela sua coleção. Também gosto muito das canetas Montblanc, possuo algumas, mas, algo muito simples.
Contudo, eu o parabenizo muito mais ainda pela frase: “Eu e a minha esposa Lusinei – meu grande amor e minha maior incentivadora”. E aproveito para parabenizar sua esposa pelo incentivo, pela compreensão e respeito ao fato de você ser um colecionador. Como você disse: “O colecionador é um sujeito tanto admirado quanto incompreendido”, e você deu a sorte de ter ao seu lado alguém que o compreenda e incentive.
Desejo-lhe sucesso no seu hobby e que você venha a agregar à sua coleção, mais modelos da Montblanc.
Sucesso ao casal!
Interessante a reportagem sobre a coleção de canetas.Estou querendo vender uma MONT BLANC-MEISTERSTUCK,nunca usada.Pode entrar em contato por e-mail,por favor.
quanto quer pela caneta, é original,
interessante esta tua materia, gostaria de entrar en contacto c/ o encarregado do markting da montblanc do brasil, vc pode me auxiliar?
Boa Tarde tenho algumas canetas Mont Blanc que ganhei de herança mas necesito vender tem interesse ?
Qualquer coisa mande-me um email ou se souber onde posso vender .
Um forte abraço
William, a caneta que uso com frequência é a poderosa BIC .
Desejo sucesso. Um abraço
George
Tenho interesse, me contate deazambuja@bol.com.br
vc ainda tem uma Montblanc para vender?
possuo uma legitima caneta mont blanc nunca utilizada.
MONT BLANC-MEISTERSTUCK
mas estou necessitando de vendela se enteressar a sua pessoa ou se souber onde posso vender por favor me enviar um email fico lisonjeado.
Caro Rogério, acho as MontBlanc belíssimas. Contudo, todas as que tive, perdi. Prefiro usar uma caneta mais barata
Abs
George Lins
Tenho interesse amigo, me contate deazambuja@bol.com.br
AMOGOS, TIVE UMA COLEÇÃO DE MONTBLAC, HOJE QUERO VENDE-LAS, TENHO DE SERIES, OURO, PLATINA, ETC.
FIQUEM TODOS C/ DEUS,
AFONSO
Ola Sr. Marcus Valerio,
Li o artigo e possuo uma Mont Blanc Meisterstück Ramses II que, como deve saber, em seu certificado assinado pelo artífice mestre, a Montblanc garante que em sua criação foram usados genuíno lápis-lázuli e folha de ouro de 22 quilates. Gostaria de vendê-la a um colecionador. Se houver interesse meu e-mail: janiaj@hotmail.com. Aguardo resposta, Jania.
tenho uma Caneta Mont Blanc Tinteiro Meisterstuck, preciso vende-la por motivos financeiros , Herdei esta caneta de meu avo.Gostaria de saber se ha interesse ou se pode me indicar alguem , sou do rio de Janeiro
Olá Vania, gostaria de saber mais detalhes da sua caneta, por favor entre em contato: felippe.naufel@gmail.com
Voce ja vendeu? Caso contrario, entre em contato: alexandre@spallaseguros.com.br
Olá, Gostaria de saber se tem alguém interessado em uma caneta Mont Blanc, é a edição de F. Scott Fizgerald e é a Ballpoint Pen Edição Limitada. Contato: ninah_nr@hotmail.com
tenho uma Caneta Mont Blanc Tinteiro Meisterstuck, preciso de a vender por motivos financeiros. Tem muitos anos mas é completamente nova, nunca foi usada. poderia indicar-me alguém que estivesse interessado por favor… vivo em Lisboa, Portugal.
Boa tarde Sr. Marcos Valério eu admirei muito seu texto e entendo a paixão de um colecionador caso seje interessante e queira agragar a vossa coleção alguns modelos inclusive um dele é uma que só foram fabricadas 6 modelos pela mont blanc esta que eu disponho para venda é a 4/6 modelo diamont criation dragon e tambem tenho um jogo imperion dragon , 1 Jhon herason esqueleton, com todos os certificados mont blanc, qualquer dúvida entre em contato no e-mail : rodriguesjrs@bol.com.br
prezados,
tenho 4 canetas de coleção conteporaneas e quero vende-las pois acabei as obras lietrárias que comecei..
Algum interesse conhecer as peças?
Esferográficas: 1 de prata 1 de ouro 1 de ouro e lapislazulis ramisses ll
Tinteiro Leonard Bernintein clave de sol
Meus contatos 11 99300 9998 ou francosales@uol.com.br
Aabraço,
Tenho uma caneta montblanc modelo tinteiro n 146 ela é nova sem uso tenho a maisnde dez anos nunca doi usada esta completa com certificado caixa manual ea recarga nova se houvernintereçe estou a disposicao email llecar10@hotmail.com obrigado
tenho uma par de canetas Mont Blanc e me interesso em vende-las aos interessados enviar email para patymb2004@yahoo.com.br frete gratis sedex para todo Brasil.
Boas tenho uma caneta MontBlanc para venda se estiver alguém interessado mande mensagem que envio fotos . Obrigada
Nuno_peixoto78@hotmail.com
OLA
SOU DO PORTO, PORTUGAL
E TENHO 2 CANETAS MONTBLANC PARA VENDER , NUNCA AS USEI NOVAS – 1 EM OURO BRANCO.E OUTRA EM OURO AMARELO E VERDE CERAMICA- VENDO PELA MELHOR OFERTA
MEU CONTACCTO 919309528 VERSUSFRAN@HOTMAIL.COM
boa tarde, muito boa a materia… tenho uma caneta montblanc pra vender. original serie unica com rubi. nunca usada. em sua embalagem original. interessados contatar : alexandrers123@hotmail.com – 11-9999-2072
serie colecionador.
Ola, tenho 4 canetas Montblanc pra vender, sendo uma delas a Meisterstück. Quem tiver interesse: franciscoocunha@hotmail.com ou (11) 96084-9497
Sou apaixonado por canetas tinteiro, coleciono há anos.
Comprando pela internet, já comprei em vários sites mas tem um que indico para as pessoas, tem uma certa variedade e a qualidade:
http://jaqueslaffit.commercesuite.com.br/instrumentosdeescrita
Ola, tenho uma caneta Montblanc para vender, a Meisterstück. Quem tiver interesse: mas.aparecida@gmail.com ou (61) 99202-7044