1. Poxa o PIB de Manaus é alto. Estou “impressionado”!!!!!
    Também, 99,9998% da riqueza e investimentos do Estado esta lá.
    Belém está 23 lugar mas no Pará existem cidades no Interior e não apenas vilarejos.

    • em primeiro lugar o amazonas éo estado com o maior idh da região norte-nordeste do brasil,mas os paraenses estão com um pouco de resentimento já que o pará foi a maior potencia economica da região.No pará tem cidades pobres e no amazonas,vilarejos RICOS

      • Interessante, muito interessante, Manaus tão rica (até que perdure os incentivos fiscais) é a mais CRESCIDA economicamente. Disso não há o que se discutir, no entanto, vc, ou está esquecendo, ou está às cegas, que não percebe e/ou não sabe que a cidade mais DESENVOLVIDA da região, mesmo com toda “sua decadência”, além de ser a cidade mais arrojada da região, possui o maior IDH dentre as 05 grandes do norte/nordeste (BELÉM; FORTALEZA; MANAUS; RECIFE e SALVADOR) BELÉM com 0,806. Manaus está 10 posições atrás COM 0,77…, vide:

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_capitais_brasileiras_por_IDH

        Isto se traduz que tal riqueza se distribui muito desigualmente entre a população. Temos 1,4 milhão de hab, segundo previsões estatísticas do censo do IBGE de 2005. Seria preferível que encolhêssemos populacionalmente, ainda mais com a emancipação de ICOARACY (300 MIL HAB)e a Ilha de MOSQUEIRO (para os mais desavisados, o paraíso das ondas de rio de água doce) (o balneário, distrito de Belém possui 50 MIL HAB). Se isso já houvesse ocorrido, o IDH seria maior ainda, para desespero de pessoas como vc, meu caro. Os demais municípios da RM, bom! Isso seria outra coisa… pois estão além de seus limites.

      • Tú além de ser indio é desinformado,Belem não é o pará como no caso da relação de Manaus com o amazonas, para efeito de informação o PIB do pará é bem superior ao do Amazonas, mesmo com toda esmola que teu estado recebe do gov. federal e olha que isso vai acabar.

      • Especialmente por que o fluxo migratorio é no sentido PA –> AM e nao ao contrario… isso quer dizer que as pessoas das cidades do Interior estao viajando pra Capital AM e nao pra capital PA.

        Acho que a magoa e inveja afeta a sua capacidade de avaliacao.

  2. Parabéns Manaus com um PIB maior que o de Porto Alegre uma cidade que sempre foi considerada um nicho cosmopolita do Brasil um centro de referência e modernidade muito superior a Manus, mas que agora está decadente e perdendo espaço para Goiânia, Belém e Manus no cenário brasileiro. Viva Manaus maior e mais rica cidade do norte brasileiro.

    • Só pra te informar! Porto Alegre realmente não cresceu em população e no PIB quanto as cidades que tu citou, porque tanto pessoas quanto algumas empresas se mudaram para as cidades nos arredores de Porto Alegre. É só pesquisar os índices das maiores regiões metropolitanas do Brasil e comparar com as de Curitiba, Manaus, Goiânia, Belém !!

  3. Incrível como Curitiba uma cidade muito menor que Belo Horizonte tenha uma PIB quase igual a mesma. Será que esses dados estão corretos??? como uma cidade tão menor pode ter um PIB tão alto quase igual a de uma cidade de 2,5 milhões de pessoas. E Porto Alegre que deve ter uns 3 milhões de habitantes a maior cidade do sul do Brasil ter um PIB menor que Belo Horizonte e Curitiba essa pesquisa deve tá furada.

    • Roberta/Márcio se a informação está incorreta, o que acho improvável, a responsabilidade é do IBGE :
      veja você mesmo:
      www. Ibge.gov.Br. – Economia – Sistema de Contas Nacionais – Produto Interno Bruto dos Municípios.
      Enviem uma carta para eles.

    • meu filho se ta por fora em bh nao é tao maior que curitiba nao, eu conheco
      as duas cidades e nao notei muita diferença, ou melhor curitiba é mais organizada,
      agora tire suas duvidas no google maps, imagem de satelite, entre curitiba e bh na mesma escala e vera que sao quese do mesmo tamanho e olha que regiao metropolitana de bh tem 5,5 milhoes de abitantes, enquanto a de curitiba tem 3.5…
      veja la.

    • minha querida,tamanho não é documento
      se fosse assim,Porto velho(rondonia)seria a cidade mais rica do brasil,e manaus vem se destacando entre as capitais,e mesmo assim prq vc acha que BH é melhor que Curitiba……minha amiga ESTUDE

    • Sra. Roberta, pelo visto nao entendes nada de economia. Nao se mede o PIB de um pais ou de uma regiao pelo seu tamanho geografico. Se fosse assim o Japao teria um dos menores PIB`s do mundo. E o 3. PIB do mundo. Para se ter uma ideia somente Tokio e suas cercanias possui um PIB maior que o Brasil.
      Analisando-se pela sua otica, o Estado do Amazonas entao por ser o maior do BRasil em dimensoes terrestres, deveria ser o mais rico do Brasil, e o estado de Sergipe o mais pobre, o que nao ocorre com ambos os estados.
      Quanto ao estudo do IBGE, esta corretissimo.

  4. Roberta, antes de fazer comentários deste tipo estude um pouquinho de economia.
    Todo munda sabe que Curitiba é a maior cidade do Sul do Brasil e que tamanho da cidade não indica o tamanho do PIB, se fosse assim Barueri e Betim não estaria à frente de Recife, Fortaleza e Belém.

  5. Belém está cerscendo muito e se destacando no cenário brasileiro ao lado de Goiânia ambas as cidades estão superando em fama e importância cidades que até alguns anos eram consideradas de grande influência como era o caso de Porto Alegre. Porto Alegre vêm perdendo força e influência ao longo dos anos e agora amargura a obscuridão causada pela absoluta ascenção da sua rival Curitiba cidade que tomou a liderança em matéria de importância econômica e atração de novos investimentos se tornando a maior cidade do sul do Brasil e a quinta cidade de maior PIB no país

    • porto alegre é sim uma cidade rica,e não vem perdendo forças,Goiania vem se destacando mas belém….O que prevalece é a certeza que a cidade de manaus vem crescendo absolutamente em termos populacionas,ecconomicos e humano.Belém tem que tomar um UP e se tornar uma potencia,como manaus já que o pib da capital amazonense é 2,5 vezes maior do que a capital do pará, e o idh do amazonas é o que mas cresce no brasil.Concerteza o pib do amazonas ultrapassará o do pará em 2010,eo de manaus vai passar curitiba e BH

      • Vc deve ser daquelas pessoas apaixonadas e bairristas desinformadas, se vc tivesse o minimo de conhecimento sobre belém saberia que é uma das poucas capitais que tem região metropolitana , inclusive foram criados vários municipios que desm de belém como é o caso de Ananindeua que sozinha tem 500 mil hab, logo meu amigo não interessa se manaus é mais populoso que belém, já que o pará tem o dobro da pop do amazonas e o PIB É BEM MAIOR QUE O DE VCS.

      • so pra vcs ter uma ideia eu sou paraense o pará tem uma populaçao muito maior que a do amazonas o pessoal fala que belem e menor que manaus mas o pib do pará e maior do que a do amazonas em manaus so tem a zona franca ai esses desenformados falam que manaus tem um pib superior a belem mas belem tem o pib muito mais maior.marabá fica no interior do pará tem uma populaçao aproximadamente 350 mil habitantes e parauapebas e outra cidade do interior tanbem e tem uma populaçao aproximadamente 200 mil habitante mas o pib e superior a de marabá.

    • As cidades ao redor de Porto Alegre que se desenvolveram muito e atrairam empresas, novos moradores, assim como novos investimentos. Mas gostaria que tu tivesse citado os dados do IBGE de do PIB e da população das regiôes metropolitanas de Porto Alegre com a de Curitiba para ver qual das cidade é a mais importante e influente!!! Não pode-se medir a importância e o tamanho de uma cidade analisando somente os índices de seu crescimento de forma isolada.

      • Se Porto Alegre precisa de duas três cidades a mais para superar Curitiba deve estar mesmo mal das pernas. Curitiba a quarta mais rica do Brasil e a maior do Sul.

  6. é gente campinas do interior é decima no pip, mais do que muistas capitais, uma cidade nuita boa para se viver, qualidede vida muito melhor que são paulo e rio, sem enchentes , violencia etc.

  7. apesar do parana ser o ultimo estado emancipado
    cresceu muito rapido
    e nossa capital curitiba aconpanhou o desenvolvimento
    com as industrias automobilisticas q se instalaram aqui
    o espirito do paranaense em agronegocio

  8. nunca esqueça que manaus tem o polo industrial, com varios incentivos fiscais do governo federal, quanto tempo porto alegre não recebe incentivos do governo para criar indústrias… porto alegre tem 1 436 123 hab não 3 000 000, 3 959 807 é toda a região metropolitana,

  9. A Roberta entende muito…
    Antes de vim falar asneiras, deveria estudar
    um pouco, pesquisar…

    Belo Horizonte 2.452.617 Hab
    Curitiba 1.851.215 Hab
    Porto Alegre 1.436.123 Hab

  10. Como carioca eu digo que as maiores frotas somos nois mano nois somos as maiores frotas. Somos mais de 6 milhões de cariocas a engarrafar tudo é fila pro cinema, banco, padaria, mercado, shopping, lava car, estacionar, viajar, usar banheiros, no buffet, na orla enfim estamos a engarrafar tudo, vamos começar é a dispachar gente para outras cidades que querem tanto crescer para que seus abestalhados moradores digam com a boca cheia ai a minha cidade é a terceira maior, ai a minha cidade é a maior do norte do sul etc. Gente acorda viver amontoado é um inferno

    • Ok.. São Paulo não precisa de cariocas, mas nós podemos mandar os 2 milhoes de Nordestinos que moram aki para vcs.. hehheh.. aí nossa renda per capta aumenta!! (Atenção, não estou falando mal dos irmãos do NE, mas curtindo com a cara desse Paulista bobão)

  11. Esclarecendo o PIB de BH ;
    – Belo Horizonte é a menor capital em extensão territorial dentre as capitais do Brasil.
    – Betim e Contagem, além de outras cidades são verdadeiros bairros de BH.
    – Se BH tivesse no mínimo, a média da extensão territorial da média das capitais seu PIB “projetado” estaría na casa dos 90 bilhões.
    – Agora o fato mais importante : A RMBH responde por apenas 35% do PIB do Estado de Minas Gerais. Ao contrário de outras capitais que concentram mais de 50% da riqueza em detrimento de um interior pobre (A capital do Rio de Janeiro detém 80% do PIB daquele Estado), em Minas Gerais as 6 principais regiões tem um PIB razoávelmente bem distribuído com atividades econômicas bastante diversificadas no seu interior. Única lamentável excessão à esta regra é o Norte do Estado e seu conhecido Vale do Jequitinhonha. Minas tem uma indústria bastante diversificada, uma agricultura idem e um setor de serviços em pleno desenvolvimento. O Estado é um dos mais expostos à competição global no País e o 2o. maior na pauta de exportações. Ao contrário, por exemplo e mais uma vez, que o Estado do Rio de Janeiro que tem uma economia monocultora petrolífera centralizada em 2 regiõers específicas. Aliás, em 2008, o PIB do Rio de Janeiro foi de 320 bilhões enquanto o de Minas foi de 256 bilhões. Porém, o PIB do Rio foi “maquilado”. Um único exemplo : Apesar de ter 80% de suas atividades desenvolvidas em Minas Gerais e 20% em estados da região norte, a Vale tem sua sede no Rio. Logo, os 70 bilhões de receita da Vale são alocados ao PIB do estado-sede por causa de meia-dúzia de escritórios, quando devería ser no Estado onde se encontra a atividade que lhe garante a existência. Nada contra o Rio, mas sim contra as distorções estatísticas que confundem as pessoas e criam “falsos” conceitos.

    • “A capital do Rio de Janeiro detém 80% do PIB daquele Estado”, está equivocado, desde 2008 que o PIB do estado do Rio passou o PIB da capital e a perspectiva para 2011 é que a proporção fique próxima de 55 a 45%.

      E sobre o caso da Vale, vc tem razão nisso, porém, assim como MG é prejudicada no caso da Vale, o Rio é muito mais prejudicado no caso da Petrobrás. O petróleo é a única exceção da constituição em que não se cobra ICMS na origem, beneficiando São Paulo e fazendo o Rio perder bilhões.

    • Caro Fred, eu acho que vc deveria ler mais um pouco sobre a Economia do Rio de Janeiro para poder falar sobre este Estado. Primeiro, a economia do Rio de Janeiro é bastante diversificada. Há muito que a economia do interior do Estado superou o da Capital ( 57%/43%). E nossa economia não é uma “Monocultura Petrolifera”, pois aí eu teria que dizer que Minas é uma “Monocultura do Ferro” e isso não é verdade. Vamos lá, 12 super estaleiros, 80% da Industria Naval do Brasil. 2º Industria Farmaceutica do Brasil, Alias o 2º estado Industrial do BR, Companhias com sede aki: Shell, Esso, Texaco, Atlantic-Ipiranga, Petrobras, BR distribuidora, Coca Cola,White Martins, Amil, Brama, Souza Cruz, Intelig, Telemar, Embratel, Intelig, Tim, Oi Celular, Pegot,Complexo da Globo comunicações, Citroen,Volkswagen Caminhões, Eletrobras, Light, Golden Cross,Michelin ( 3 fabricas), CSN, Casa da Moeda, GlaxoWelcome, Bayer (não é sede, só fabrica),Mantecorpe, 2º Polo Cimenteiro.se tornado o maior polo siderurgico da America Latina,2º em Setor de Serviços do Brasil. Perdendo bilhões por ser o ICMS do petroleo descontado no destino , Lei feita pelo Serra para São Paulo não perder dinheiro!(os royalties são uma esmola)Considerada a 10ª cidade mais dinâmica do mundo,2010, Ver lista na Iternet. Construindo 3 grandes Portos, construindo o maior polo petroquimico do Brasil, o Complexo do Açu no norte fluminense com Industrias, mineroduto, siderurgicas, companhias energeticas, estaleiros, companhias eletricas, termoeletricas,…etc, etc , etc…Construindo a 3ª Usina Nuclear, Só o Arco metropolitano, serão mais de 300 Industrias se instalando..etce, etc , etc.. Ah! e a Vale, que gera riquezas no RJ, MG PA.. 2ª Parque Editorial do Pais.. Maior Polo de Cinema ( 10000 empregos).. Alias a Cultura gera 100000 empregos diretos e Indiretos. A Ilha do Fundão esta recebendo o maior complexo de Centros Tecnologicos do Brasil (Cenps, Siemens, Microsoft, General Eletric, Halliburton,IBM,e mais outras 30..) A Hyunday Maquinas pesadas se instalando em Itatiaia, 2 fabricas de bicicleta ( uma eletrica), 2 de motos, uma fbrica de Trens chineses em Tres Rios).. etc, etc.. Forte Polo de Confecções caminhando para ser tornar o 3º do pais Fora o Turismo, recebe mais Turistas estrangeiro que todos os 9 estados do NE juntos (ainda)…O Brasil enterra 25 bilhões por ano para manter Brasilia, 5 bilhoes por ano para manter a Zona Franca de Manaus, Bilhões em todos os estados agricolas para manter a safra de grãos.. etc.. e Ainda querem tirar os nossos pobres Royalties….O Rio passou 40 anos, mandando Impostos para Brasilia, era a 2ª arrecadação e só recebia de volta lá pelo 23ª , 24º lugar na lista dos Estados..Ficava atras de estados pauperrimos nas transferencias… Então, tudo que conseguimos foi com os 3 ultimos governos estaduais que se empenharam!!!Apesar de toda Imprensa ser sempre desfavoravel a este Estado.O Estado que mais cria empregos no Brasil.

  12. Deviam comparar o tamanho da cidade ao do estado e fazer uma proporção avançada sob a ótica calculista de monteiro sobre a co-relação entre o tamanho da cidade ser proporcional ou não em relação ao tamanho do estado de origem e com isso apaurar se o tamanho do estado está direta ou indiretamente ligado ao fator do crescimento exponencial da cidade sede de cada região. Com isso conseguriamos apurar um mapra verdadeiro das maiores cidades do Brasil e não este engodo do IBGE

  13. Porto Alegre não se desenvolve tchê tamo tudo arisco por aqui, afinal gaucho que se preza toma mate quente e acha que Porto Alegre é a capital do mundo. Bah tchê é POA na cabeça o resto é o resto. Essa pesquisa ta furada POA é a maior melhor e mais rica cidade do Brasil tchê é so perguntar pra qualquer galdério.

    • É RIDÌCULO se disfarçar de gaúcho para escrever um monte de asneiras, é coisa de “gente” covarde e sem caráter !! Perdeu tempo de ficar calado.

  14. São Paulo tem um PIB muito grande mas fica concentrado nas mãos de poucos! O q adianta ser uma cidade rica (para os padrões nacionais)com tanta pobreza e favelas espalhadas por seu territóio?! Sou paulista mas essa é a realidade!

    • cara estou impressionado como a cidade de duque de caxias que até 1943 era um bairro da cidade de nova iguaçu está em 8 no ranking de cidades a frente de muitas capitais brasileiras.parabens duque de caxias.

  15. Sao paulo e Parana são os estados com o interior mais desenvolvidos inquestionavelmente.Sou paulista mas acho o interior do sul mais organizado e com renda melhor distribuida

  16. Na Realidade, Curitiba é maior que BH em área urbana,
    por outro lado, BH é mais populosa e possuí uma população flutuante maior que de Curitiba. Mas existem outros detalhes que diferem BH de Curitiba, pois BH possuí maior número de estabelecimentos financeiros, de serviços em geral, comércio e indústria, frota de veículos,etc… além de um maior número de instituições educacionais. Não obstante nisto, BH é talvez a única capital do Brasil, que não possui área rural ou seja, a cidade está toda inserida em sua área urbana, enquanto que as demais capitais (incluindo ai também Curitiba) ainda tem área para crescer.

  17. Parabéns Jundiaí pelo seu crescimento. Sou morador da região e aluno da Faculdade Padre Anchieta,do curso de Logística,espero que esta cidade cresça muito mais…….

  18. se for comparar mesmo, Curitiba é mais rica sim que BH, Curitiba é menor e tem bem mais poder aquisitivo..

    A maior do sul…

    • Uai sô, não é isso que os numeros dizem. fique tranquilo que o trem que carrega o Brasil ,não para, o estado de Minas sozinho, já é comparado com paises de primeiro mundo, e quero que não so meu estado tenha essa comparação, mais o país inteiro.

  19. O censo do IBGE 2010 vai confirmar o forte crescimento de Gôiania frente a diversas cidades que já foram importantes mas que agora estão perdendo força e liderança como o exemplo de Porto Alegre para cidades mais novas como Gôiania que cresce a cada dia com mais e mais edfícios e fábricas temos vários paredões de 30 trinta andares e vários com 40 saindo logo o skyline de Gyn será um dos melhores do Brasil

  20. Olha, para os desinformados que disseram ser manaus uma cidade pobre, suja e desorganizada, leiam um jornal e um wikipedia antes de falarem besteira, VC’s TEM MUITA INVEJA PQ INDEPENDENTE DE BENEFICIOS FISCAIS, MANAUS É MUIIIITO MAIS RICA DO QUE QUALQUER OUTRA CIDADE DO NORTE OU NORDESTE BRASILEIRO, POSSUI O MAIOR SHOPPING CENTER DA REGIÃO NORTE, MAIS DE 500 EMPRESAS INSTALADAS NA CIDADE, É O MAIOR POLO DE ELETRONICOS DO BRASIL, É DO BRASIL, POSSUIRA EM BREVE UMAS MAS MAIS BELAS E MAIORES PONTES DO BRASIL, UM MONOTRILHO TÃO ENVEJADO EM OUTRAS CIDADES, SUPRIMENTO DE GAS NATURAL Á VONTADE,
    E PRA DEIXAR VCS COM MAIS RAIVA,
    OS BENEFICIOS FISCAIS PROVAVELMENTE SERÃO AUMENTADOS PRA TODA A REGIÃO METROPOLITANA, É, É ISSO MESMO,
    DAQUI A DEZ ANOS, PROVAVELMENTE A RMM, TERA MAIS DE 10 MILHOES DE HAB, E SERA UM MEGA AGLOMERADO URBANO….
    MORRAM DE INVEJA…

    • Burrice tem limites e não acarreta “enveja” a nenhum mortal, por mais pobre e ignorante que este venha ser. Vcs querem, a qualquer custo, ter uma RM maior que a de Belém. Belém não precisa disso para continuar sendo a metrópole da Amazônia. Aí incluíram em sua RM cidades em que o mais próximo dista 22km, Iranduba, e outros que distam 176km como Itacoatiara em linha reta, mas por rodovia, que, provavelmente deve ser de terra, essa distância chega a 286km, o que é um absurdo criar uma RM nestes moldes(vide dados da em ManausOnline)só para querer dar a falsa impressão aos de fora que Manaus é maior que Belém (doce ilusão!!!). Se aqui fosse utilizado esse critério a RM de Belém, num raio de 230km (para não chegar aos 286km de Itacoatiara), possuiria, hoje, mais de 4 milhões de habitantes e vcs estariam muito, mas muito menores. Se assim fosse a RM de Belém abrangeria muitos municípios com 40mil hab em média (CAPITÃO-POÇO; MOJU; SANTA MARIA, SÃO MIGUEL; TERRA ALTA; CURUÇA; SÃO FRANCISCO; SALINÓPOLES; SÃO JOÃO DE PIRABAS; IGARAPÉ-MIRI; IGARAPÉ-AÇU; MARACANÃ; VIGIA; SANTO ANTONIO DO TAUÁ, E MUITOS OUTROS QUE SÓ VENDO NO MAPA sem contar com outros com população consideráveis, como CASTANHAL (160 MIL HAB) e apenas 74km da capital, mas apenas 30km de Santa Isabel, município colado aos outros 5 que formam a RM de Belém e, detalhe. Sta. Isabel só veio ser incorporada à RM este ano de 2010, abrangeria ainda Abaetetuba (140 mil); Barcarena (cerca de 90mil); Cametá (110 mil); Bragança (105mil); Capanema (80 mil); Paragominas (90 mil)

  21. Até a copa 2014 a situação do estado do Amazonas vai melhorar mais ainda ,Manaus vai estar pronta e mais moderna para recebelos,quanto Belém se afunda em sua decadência.

    • Mais uma vez a falta de conhecimentos leva certos mortais a não se policiarem do senso ridículo que os cerca, expressando-se de maneira a iludir-se e confundir as pessoas de outras regiões do país em acreditar na “proeza” da “riquíssima” Manaus de que só ela e, apenas ela, cresce e se desenvolve.
      Belém é tão decadente, tão decadente, que, de longe – e isso talvez persista ser a maior deficiência e um sentimento de complexo que impera e corroe o orgulho de uma pequena parcela da população de Manaus – continua sendo a única cidade da região norte (não desmerecendo as demais cidades co-irmãs, é claro. Pois respeito, todos merecem e faço questão em frizar isso) que tem cara de metrópole e, isso, não sou eu quem diz. É o pessoal do sul do país nos fóruns sobre cidades no SKYSCRAPERCITY.
      Belém é tão pobre, que nem Manaus com todo seu poderiu econômico consegue alcançá-la. Pois continua sendo, e volto repetir, a mais desenvolvida dentre as grandes cidades do norte e nordeste com IDH 0,806 (CONSIDERADO ELEVADO) e, aí, inclui-se Manaus, a tal! Com IDH 0,777 (CONSIDERADO MÉDIO).
      Vcs tem que nos engolir. Ganharam uns 2 ou 3 jogos para a copa 2014, ótimo! Temos de respitar esse fato. Mas e depois? Mesmo sem copa; sem incentivos fiscais, Belém continua sendo, e não está parada no tempo como pensam os mais ferrenhos Barés, a cidade mais arrojada da Amazônia, e continua, quer queiram, quer não, sendo a Metrópole da Amazônia.
      Informe-se mais. Antes de enganar aos outros, procure não se enganar. Estude, leia mais, pesquise e averigue primeiro o que está acontecendo nas outras cidades. O que está sendo erguido e acontecendo para então dar seu parecer com transparência e veracidade, vc vai se sentir bem melhor.

    • Se juntar a uma cidade isolada, que nem de longe parece capital, e sim uma cidade suburbana da baixada fluminense. Vcs é que deveriam juntar-se a Belém, porque carregar essa região nas “costas” sozinha, mostrando para o mundo que sempre nos viu como indios, que aqui nossas tendas são tão quanto mais arrojadas e/ou mais elevadas que as deles. Imagem, por si só, demonstra muita coisa e isso, meu caro, quem vê Belém se impressiona com a grandiosidade da cidade. Veja no skyscrapercity se é mais com Manaus ou com Belém que eles se surpreendem. E vcs, o que tem a mostrar? Pobres mortais! Estão se achando!! O problema é se encontrarem. Heheh

  22. Nós nortistas, perdemos tempo medindo nossa mediocridade. Somos pequenos, o Pará e o Amazonas que são os maiores PIBs do norte, perdem em valor para alguns MUNICIPIOS do interior de São Paulo.
    Ainda fico preocupado com o caminho que todas as cidades do Norte estão tomando para desenvolver, que são minério, petróleo(gás) e industrias Incentivadas(SUFRAMA), o que derruba nossa floresta cada dia mais.
    A BASF(Empresa Alemã), ganha mais dinheiro com as ervas e outras substancias da Amazônia utilizadas em seus remédios, inseticidas, fertilizantes etc… do que nós brasileiros. As nossas faculdades tem pesquisa e extensão financiadas pelos europeus, o Açaí em pó por exemplo foi feito por um europeu na UFPA, que hj detém a patente.
    Poderemos ser uma grande potência, para sempre, se explorarmos a FLORESTA EM PÉ, desenvolvendo nossa industria Farmacêutica, Química etc…
    Hoje o mundo fatura 500 Bilhões de dólares com biodiversidade e o Brasil participa com menos de 1% desse mercado.
    Precisamos REFLETIR nosso futuro!!!

    • Infelizmente Porto Alegre não só está perdendo em população, PIB, mas também em qualidade de vida. Parou realmente no tempo e hoje nem de longe pode ser comparada à Curitiba que não para de crecer e inovar. Uma pena para nós gauchos que que não soubemos escolher governantes e atrair investimentos.

  23. UMA PENA QUE O NORDESTE SEJA TÃO POBRE – PARA A GRANDE MAIORIA – POIS SERIA MUITO BOM UMA CIDADE COM AS CONDIÇÕES FINANCEIRAS DE SÃO PAULO NO NORDESTE, GRANA, SOL O ANO TODO,O RESTANTE VIRIA COM ESSAS CONDIÇÕES.
    O IDEAL SERIA, UMA CIDADE COM CONDIÇÕES FINANCEIRAS DE SÃO PAULO, PLANA COMO BRASILIA E PRAIAS E SOL COMO DE CIDADES COMO NATAL, FORTALEZA, JOÃO PESSOA OU RECIFE.

  24. Sou manauara e nao me orgulho nenhum um pouco de ver a explosão de crescimento demográfico daqui. na verdade é um inferno, queria que a população diminuísse, pois a cidade nao acompanha o crescimento da população. O transito de manaus é uma bosta! Cê leva até duas horas pra percorrer 25 quilometros (distancia entre a minha casa e a casa da minha mãe!) O calor daqui acompanha a velocidade do crescimento econômico. Pode até ser bom para economia do estado, pra geração de emprego, mas tem seu preco: num cabe mais um carro na rua, nao tem mais espaço pra construiur praça é só edifício pra tudo que é lado, e tem mais, verdade seja dita, o pessoal que mora aqui cuida muita mau da cidade, é lixo pra todo lado, os igarapés são podres. Amo minha cidade e é por isso que eu gostaria que fosse melhor. Gostaria que ela parasse de crescer populacionalmente e a infra-estrutura acompanhasse o ritmo do crescimento econômico. O crescimento econômico daqui é realmente impressionante.

  25. Pingback: RIO DE JANEIRO – CAPITAL DO DESENVOLVIMENTO | RIO DE JANEIRO

  26. Esses dados estão todos inflacionados. O censo 2010 já mostrou números bem menores. Curitiba já perdeu para Manaus. Salvador não está nem perto dos 3 milhões. Porto Alegre estancou no passado e esta quase perdendo para Goiânia e assim vai.

    • Marcio, estes dados foram informados pelo IBGE. Quando o resultado final do CENSO 2010 for liberado, irei postá-lo. Agradeço a visita.

  27. Ei vcs vamosparar com essa briga que não vai levar vcs a lugar nemnhum! sou de Parintins – Am, a maior cidade do interior do estado meu pai é de Abaitetuba – Pa e minha mãe de Belém – Pa e tenho meus irmaos que moram em Manaus – Am e alguns parentes tambem e a maioria no Pará. então Manaus e Belém sao as 2 maiores cidades do norte do Brasil sao conhecidas mundialmente entao pra que continuar com essas disculsoes lesas. Tds as duas cidades inumeras maravilhas, naturais, culturais e outras mais, entao meus queridos irmaos de Manaus e Belém vamos crescer juntos e não só Manaus e Belém e sim tds as capitais e cidades da regiao norte que passamos muito tempo esquecidos vamos mostrar para o Brasil e o mundo que o povo daregiao norte é batalhador e juntos somos mais fortes.

  28. Pingback: Tweets that mention 50 maiores PIBs das cidades brasileiras (via - -- Topsy.com

  29. Belém junto com sua região metropolitana é muito maior que Manaus agora só a cidade de Belém realmente é menor que Manaus,mas também nem tanto assim.
    Eu conheço as duas cidades e tenho autoridade pra falar,e olha que tô contando com as cidades grudadas a Belém que são Ananindeu,Marituba,Benevides.
    Santa Barbara e Santa Izabel já são um pouco mais longe.
    Isso que estou falando não é vantagem ou desvantagem em relação as duas cidades é só uma constatação e a verdade tem que ser dita,pena que tem uns babacas aí que ficam se ofendendo.

  30. CURITIBA GANHOU DE BELO HORIZONTE NO PIB ESTE ANO A CAPITAL
    DO PARANÁ LEVOU A MELHOR EM CIMA DE BELO HORIZONTE. E OLHA QUE BH
    TEM 600.000 HABITANTES A MAIS QUE CURITIBA.

  31. E o pior que só tá chegando pessoas desesperadas de estados vizinhos para morar em manaus a procura de emprego….pode vir quem quiser! está tendo emprego para todo mundo aqui! se colocar até merda para vender! tem gente que compra…O dinheiro rola solto aqui!

  32. manaus vai ser a primeira do Pais!!!deixa passar a copa! os turistas não vão mais querer voltar! Viva manaus! aqui é um paraiso……os caras stão até de olho nas nossas indias daqui….cara isso daqui é um verdaeiro jardim do edem no Brasil….Cachoeira, pontos Turisticos…arquipelagos… teatros… agora esta chegando o metrô…. para quem reclamanda do transito… centenas de fabricas estão sendo instaladas! Agora pensem num monte de chineses que estão se instalando por aqui…estamos de olhos abertos..esses chineses querem o que…? Viva manaus a menina dos olhos do mundo!!!!

    • Manaus é apenas uma cidade com 11 mil quilômetros quadrados e 1.800.000 habitantes, dentro de uma região com + de 3.800.000 quilômetros quadrados e + de 15.000.000 de habitantes. Será que a Zona Franca vai ser perene pra sustentar essa grandeza econômica dentro dos 45,2% do território brasileiro com índice de pobreza absoluta das mais elevadas? Eu tenho uma esperança; “A Nova Jerusalém”! Só Jesus Salva!

  33. como c tem coragem de falar que coritiba e mais rica que a grande BH nen no seu sonho nos mineiros estamos investindo em bh para ela ser a 2 capital mais rica do pais.

    • Pra comeco de conversa, Curitiba e naum “coritiba” ( que deve ser o futebol clube)e umas das cidades brasileiras com o maior idh, maoir que o de BH inclusive, e foi eleita uma das melhores cidades para se viver, pois coseguimos unir urbanizacao sem esquecer do MEIO-AMBIENTE, com crescimento sustentavel a nossa vida, orgulhosos Curitibanos e muito boa sim Obrigado!!! e sem richas inter-estaduais por favor…

  34. Engraçado não entendo pq a cidade que abriga a maior mineradora do brasil e que é a 2° do mundo não aparece,eu acho que essa relação é meio furada.
    Parauapebas tinha que está visto que a arrecadação daqui é maior do que a da capital.

    • mestre vc estar certo mesmo por que parauapebas nao apareçe ela tem um pib maior do que a de manaus ela e uma cidade mineradora.ai esses babacas fica com gracinhas .meu irmao vc e de boa to com joelson

  35. Aê galera, so sei dizer que com todas essas cidades se desenvolvendo só que tem a ganhar é o Brasil, melhorando a qualidade de vida das pessoas em cada região, Manaus pra todo lado que vc olha é so desenvolvimento, quem vem pra manaus não quer mais voltar, é uma cidade perfeita para se viver, é claro que manaus tem problemas tambem como toda cidade brasileira, mas aqui os manauaras tem emprego suficiente, aqui todo mundo trabalha, e a cidade esta crecendo muito sem deixar de preserva, aqui no meio da cidade tem igarapés totalmente preservado, coisa que que é dificio de se encontrar numa grande cidade, acho que pra uma cidade ser bonita e oferecer uma qualidade de vida pra seus moradores, não precisa ser um monte de concreto só, tem que preservar pra mas tardea natureza não da resposta com enchentes, tornados e outras desgraças naturais…

  36. Bem típico dos cidadãos do Norte, ficarem-se degladiando… que pobreza de espírito. Belém e Manaus estão deitadas em berço explêndido mas seu “crescimento” não acompanha nem se reflete na melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos. Uma é mera exportadora de matéria prima (Pará) enquanto a outra precisa desesperadamente de mão-de-obra qualificada para trabalhar ali (Amazonas). Quer trabalhar com minério? Vá ao Pará. Quer trabalhar em multinacional? Vá ao Amazonas. Mas um AVISO: Não enlouqueça com o calor, com o trânsito caótico, com a falta de saneamento básico, com o desgoverno, com a violência, com o provincianismo, cesta básica caríssima, aluguéis altíssimos e escolas de qualidade duvidável. Não sei porque se criticam se são duas cidades irmãs gêmeas!

  37. Cidades como: Salvador, Osasco, Feira de Santana, Uberlândia, etc., descresceram as suas populações, de acordo com as estatísticas do último censo-2010. Por mais que qualquer cidade no planeta tenha um crescimento pequeno até é aceitável, agora reduzir o nº de seus habitantes, só existe duas formas: a emancipação do bairro ou a migração para outras localidades, ainda assim, mesmo com o alto controle da natalidade é muito estranho, só se houver um grande desastre natural, neste caso sim, você pode ter uma diminuição de população. Um exemplo disto é Salvador ém censos anteriores vinha apresentando o crescimento de sua população sempre perto dos quase 3 milhões de habitantes e agora nasa últimas estatísticas reduziu para 2;6 milhões. Qual a explicação deste fenômeno? Por-ventura os outros censos anteriores não foram bem pesquisados, houve alguma falha técnica ou que foi que aconteceu exatamente?

  38. Curitiba , mais rica e so ver 1000.000 de veiculos para 1800,00 habitantes bh e porto alegre ten muito que crecer para comparar a ctba.

    • Curitiba tem muito mais carro do que isso vai se informar antes de postar bobagens. Aqui são cinco carros por pessoa no minimo, so eu tenho 7 um para cada dia da semana. Mas Belo Horizonte não fica atras so de locadoras de carros emplacando lá deve ter uns 500.000 carros desse tipo so em BH.

    • tudo bem pode até ser, mais e os moradores dessa cidade desfrutarão dessa riqueza?. companheiro o maior caos que enfrentamos no brasil é á distribuição de renda,diferente de cidades por exemplo da Finlândia ou Canadá que as cidades são ricas e população usufrui desta riqueza se não for assim ficaremos falando ao vento em vãs discussões.

  39. É claro q o pib de Belo Horizonte é mais alto q o de várias cidades, já q os aculturados não fizeram a lição de casa, vale ressaltar q MG é o 3º pib do Brasil e Bh, q é a 6º maior cidade do Brasil, mas a 3º maior região metropolitana, com quase 6 milhões de hab., é claro q seu pib será maior e superior do q outras roças do Brasil.

    • CURITIBA GANHOU DE BELO HORIZONTE NO PIB ESTE ANO A CAPITAL
      DO PARANÁ LEVOU A MELHOR EM CIMA DE BELO HORIZONTE. E OLHA QUE BH
      TEM 600.000 HABITANTES A MAIS QUE CURITIBA.

  40. CURITIBA SE SAI MELHOR QUE BH E BEM MELHOR QUE PORTO ALEGRE.
    PORQUE O PIB REFLETE NA POPULACAO.

    SE CURITIBA TEM 1.800.000 HAB. E O PIB DE 37 BILHOS E MAIS DE 1 MILHAO DE VEICULOS.

    E BH 2.500.000 HAB.E O PIB DE 38 BILHOS E MAIS DE 1 MILHAO DE VEICULOS.

    ISSO SIGNIFICA QUE EM CURITIBA A RENDA É BEM MAIS DISTRIBUIDA, E AS PESSOAS TEM MAIS PODER DE COMPRA QUE EM BH…

    • Me explica então uma coisa: tu sabe o que é PIB per capita? É a divisão do PIB com o número de habitante de uma localidade, certo? Se Curitiba tem 1.800.000 habitantes e um PIB de R$ 37,79 bilhões, o PIB per capita dela é de R$ 20.995,00, e Porto Alegre que tem 1.430.000 Habitantes e um PIB de R$ 33,43 bilhões tem um PIB per capita de R$ 23.380.00!! São R$ 2.385,00 maior em Porto Alegre,ou seja, cerca de 10% de diferença. Então qual das duas tem um melhor índice?? Cai na real.

  41. Manaus cresce sim com todo respeito, mas com incentivos do governo, ” ou seja esmola”, porém Belem ainda é, e continuará sendo a Metrópole da Amazônia, a porta de entrada da região.
    Nós temos os clubes de futebol mais conhecidos do Brasil: Manaus tem algum?, eu não conheço!
    Temos os ritmos mais dançantes do Pais, a cultura mais popular e variada do Brasil.
    E no Pará não existe só umaa cidade grande como Belém, existem varias como: Marabá, Santarem, Altamira, Bragança, O amzaonas tem alguma outra cidade grande? NÃO! nós temos praias de ocenao. Enfim são tantas coisa que eu for citar, nao caberá aqui…
    Sem contar que o Pará carrega sozinho nas costas quase 50% da riqueza da região Norte..

  42. Para MHGS, cara vc deve se informar mais sobre as cidades do Norte.
    Pra se morar aqui, tem que ter estudo mesmo, não é qualquer um. Somos a região que mais cresce do brasil. Violencia existe em todos os lugares, Mas aqui não chega nem perto de cidades ricas como: Rio de Jeneiro, São Paulo, Recife, Brasilia, essas sim tem muito mais violencia Principalmente nas favelas, morros, nem os bairros nobres escapam, do ladões, a cada esquina é um assalto,a caca esgoto é encontrado um corpo… que mais? Procure nos jornais, la vc verá como não to mentindo..

  43. Daniel, gostaria de fazer umas ponderações:

    Segundo o IBGE (2008) o PIB da Região Norte é de R$ 154.705.000 (mil). O do Pará 58.519.000 (mil) e do Amazonas 46.823.000.

    O Pará possui população de 7.581.051 (2010) e 143 municípios.
    O Amazonas 3.483.985 (2010) e 62 municípios.

    Bem, não é correta a sua assertiva de que o Pará “carrega na costa” 50% da riqueza da região norte. Na Realidade, este Estado representa 37,82% do PIB regional e o Amazonas 30, 26%.

    Matemática é ciência exata. Considerando o PIB, a população e a quantidade de municípios, qual é o Estado mais pobre?

    Fale-me de time: Vasco, Corinthias, São Paulo, Ceará, Fortaleza, Santos, Coritiba, Fluminense…

    Remo, Paisandu, Tuna Lusa rsrsrsrsrsrs

    Quem conhece Belém e Manaus sabe dizer quem é a metrópole da Região Norte.

    Bélem nem “esmola recebe”. Não tem quem dê!!!

  44. nossa como tem idiotas aqui em ainda falam que Curitiba e maior que BELO HORIZONTE pessoas daqui em 2050 BH vai ser umas das 90 cidades mais (ricas) do mundo e curitiba nao vai nem beirar na lista aceita que BH e melhor e mais rica do que curtitiba kkkk

    • Oh lucas, eu fico impressionado com a discussão de vcs, quero deixar bem claro que PIB não diz a verdadeira realidade do que acontece na cidade, Belo Horizonte é maior que Curitiba, Mais e daí? todo mundo sabe que a capital ais organizada do brasil é Curitiba, isso significa que o PIB dessa cidade é bem distribuído, por exemplo o PIB São Luis ma é mais alto que o e Florianópolis, aí eu pergunto onde existem pessoas mais ricas? O PIB é muito importante de fato, porém o mais importante é o PIB per capita, esse sim através desse podemos dizer qual cidade é melhor. É bom termos cautela nos nossos comentários.

  45. Porto alegre tem seu pib espalhado pela região metropolitana,que por sua vez a região é a ”terceira” mais rica do país,atras apenas de são paulo e rio,com um pib de (R$ 87.742.810,689 mil IBGE/2008[4]) e um idh de 0,833 (6º) – elevado.Não adianta a cidade ser tão rica e o dinheiro não ser investido,mesmo com todos os problemas porto alegre é a ”segunda” capital mais desenvonvida do brasil,perdendo apenas para florianopolis.PESQUISE.

    • Gostaria que os Curitibanos nos informassem sobre todos os seus índices para podermos comparar com os de Porto Alegre. Tão se achando os melhores do Brasil!!

      • E so vc fazer uma visita em curitiba e vera que a riquesa ta espalhada pela cidade, predios modernos, investimento esta em toda a cidade, ao contrario de porto alegre que fui visitar e como tem predio feio, nada moderno. Uhu Curitiba!!!!

    • Viajou playboy!!!! Belo Horizonte é a TERCEIRA REGIÃO METROPOLITANA MAIS RICA DO BRASIL E NÃO Porto Alegre. Esses gauchos estão se achando muito além da conta eu hein!!!

      • So para gauchada que se acha melhor que nós…

        RM Belo Horizonte = PIB R$ 98.572.199,990 mil

        RM Porto Alegre = PIB R$ 87.742.810,689 mil

        Quem é maior e mais rico hein???? tem certos gauchos sem noção de economia que acham que POA é o suprasumo do Brasil.
        BH é mais poder.

  46. eu acho que belém pode estar muito longe mais o estado ganha em população, riquezas,cidadania,urbanização,saúde,e e as maiores cidades do brasil vc acha 10 aqui no para, mas no amazonas sô manaus e parintins, que pena se eu fosse amazonenses eu ficaria triste não falaria mal de um estado tao belo rico lindo e etc,,, eu amo se paraense e lindo fala que eu sou paraense!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!bjs……

    • tenho muito orgulho de ser paraense e nao tenho vergonha de falar pra ninguem nao largo meu estado por nenhum outro.deicha esses otarios de outros estados ficar falando mal do pará mas aqui onde tem a maior jazida de minerio de ferro do mundo que tem a maior hideletrica do país.entao meu pará e so paixao
      o pessoal mais arrogante eo do amazonas sao muito invejosos eles falam muito de nos paraenses .eles tem inveja da riquesa do pará

  47. aiaia paraenses tenho pena de vcs!!se o estado de vcs fosse tão rico como vcs falam aqui não estaria cheio de paraense que não sabe nem falar direito e nem ler!!imagine tranbalhar no distrito no Polo Industrial da Amazônia!muitos celulares e TVs q vcs usam ai sai daqui!oque adianta o estado ter muitas cidades grandes e o IDH menor q o de Manaus!!sim aqui so a Capital e grande porém não precisamos de área metropolitana como vcs para crescer!!!somos uma cidade indepedente!oque adianta ter oceanos ritmo e não ter emprego!poiser antes de falar da minha cidade que vcs tanto falam mal e tem muito paraense que depende dessa terra linda e maravilhosa!!pois aqui tem emprengo pra quem mora e pra quem quer morar aqui!so pesso desculpas se Manaus cresce mais q a Belém!

  48. Segundo Wilson Belém tem um PIB > do que o de Manaus, infelizmente, é o contrário Manaus tem mais do dobro do PiB de Belém e cerca da metade do PIB de todo o Norte. Somos “cablocos” e temos umas centenas de milhares de índios (principalmente em São GabrieldaCachoeira, + de 75%) sim e daí? Índio também é filho de Deus e nós manauenses somos o “pó” das Tribos de Manáos, Barés, Passés etc. Sobre os Manaos (ou Manaós ou Manaó-Erê) os portugueses os assimilaram pela miscigenação entre as filhas dos tuxauas e os colonizadores. Os antigos manauaras (manáos) viviam na área entre Manauus e Manacapuru e temos a maior ponte fluvial do Brasil ( a segunda do Mundo, que é na Venezuela, sobre o rio Orinoco. Boa Sorte a Belém e ao Pará,de lá veio o pentecostalismo brasileiro, mas o coração da Amazônia, a Princesa do Solimões, a cidade Sorriso e a París dos Trópicos é Manaus, graças a Deus! Amém. Fomos a segunda cidade do Paísa ter energia elétrica! Temos o 6o. PiB (varia entre quato e sexto, competindo com Curitiba e Bh), mas é a quata em arrecadação de imposto que vão em parte para o Tesouro Nacional emalrecebemos de volta a parte que nos cabe dele!

  49. Concordo que Porto Alegre esteja um pouco estagnada com Curitiba e outras cidades do Brasil, mesmo como Manaus. Na minha opiniao, como porto-alegrense que ja nao mora em Porto Alegre ha mais de 5 anos, o melhor é se separar e partir para o nivel internacional. RGS independente até pode dar certo, mas da maneira que esta nao acredito em melhoras para a regiao. Mas é claro, esta é somente a minha opiniao.

  50. Não sei se nós mineiros estamos em um patamar acima, ou nossos queridos irmãos de pátria, estão estagnados na ignorância. Onde ja se viu “sô” querer que minha querida “bêaga” fique caotica, violenta e sem infraestrutura para acomodar bem seus habitantes. A questão não é quem tem maior população, e sim é trabalhar para que todos seus habitantes tenham ascesso a saúde, trabalho, transporte coletivo eficaz, moradia digna, educação de qualidade, e isso minha Minas tem. OH Minas Gerais, quem te conhece naõ esquece jamais…
    Estamos de braços abertos para receber todos os brasileiros de bem, que querem crescer, e ajudar nosso estado ficar cada vez melhos. Venham nos vizitar.

  51. Galera não vamos discutir sobre Manaus e Belém até porque ambas fazem parte da mesma região certo? Porém com algumas diferenças e que não sendo superior ou inferior uma á outra! Realmente há cidades muito ricas nesses aspectos meus queridos! Tipo aqui no Amazonas a floresta sendo uma enorme fonte de riqueza para os ribeirinhos,satisfazem todo o Brasil,pelo modo que há bastante recursos para serem explorados,contudo nos bons sentidos é claro! Sendo que a hidrografia é a maior de água doce no mundo! E conforme pesquisas agora recentemente acreditam-se que temos um outro rio abaixo do rio Amazonas! logo próximo ao rio negro…que máximo! Sendo que serve para consumo,isso facilitará muito para os dias futuros.E está comprovado em algumas notícias que eu vi,que os EUA já estão querendo a posse da Amazônia! eles falam que a Amazônia é do mundo…Como isso pode? Bem o fato é que seja em qualquer estado ou região,trabalhando qualquer questão que seja, o Brasil é rico por suas maravilhas e riquezas…Lutaremos para um Brasil melhor! Sem rivalidade!!!!

    • Cara Beatriz! Todos sabemos que a Amazonia é uma parte do Brasil que deve ser preservada e explorada de maneira sustentavel. Mas, eu queria colocar 2 pontos: 1º Os EUA não estão intererssados em tomar posse de parte nenhuma do Brasil, ate por que não tem como! Não vão fazer guerra para isso, não tem motivo, Isso é obvio e quem pensa assim não entende como funciona o mundo moderno!!! 2º A riqueza da Amazonia deve estar escondida em suas arvores, para uma medicina futura, pq alem de agua e arvores, não tem mais nada, certo? a zona franca de Manaus é toda artificial, com o dinheiro de impostos de todo Brasil. Concordo com a Zona franca, ela traz riquezas para uma das regiões mais pobres do Brasil.. Sem Ufanismos, todos os lugares do mundo tem suas riquezas!!!

  52. Quando quiserem discutir quem está melhor posicionada em termos de desenvolvimento economico e social utilizem como parâmetro IDH e Renda Per Capta. Poderão notar que Sao Francisco do Conde possui um péssimo IDH e uma das maiores rendas per captas do país, o que é fruto da RELAM (refinaria) instalada na cidade e que lhe gera grande arrecadação. Isto decorre e de políticos corruptos e incompetentes mantidos no cargo por uma população pouco instruída.

  53. Gente burra, o brasil só tem cinco cidades cidades que prestam: São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto alegre e Florianópolis. O resto é só pobreza e miséria, inclusive aqui neste estado corrupto que eu nasci que é o ES.

  54. Ribeirão Preto, cidadezinha de 600 mil habiatantes porem muito forte, uma pena o ultimo governo ter colocado umas empresas p/ fora mas já esta sendo revertido! Muito bom!

  55. aí o Paulo num da pra te sair dizendo q só essas cidades prestam de verdade… São Paulo é uma megalople que é cheia de pobreza e miséria, é uma cidade enorme de país de 3 mundo o que quer dizer q a cidade não tem condições de conter os problemas que uma cidade desse tamanho desenvolve! e vc disse q é uma das unicas cidades que prestam

  56. degrau por degrau e com humuildade nossa grande capital do Parana que é a nossa lindissima e organizada Curitiba vai ainda estar entre as 3 maiores do Brasil’vivam e veram parabens Curitiba, parabens Parana,

  57. sou paraense,morei em manaus no ano de 2012. E só vi uma cidade que cresce a custa de uma zona franca sucateada…medíocre para nao dizer coisa pior. Isso querendo ou não tem q se admitir…gosto da cidade,mas a verdade é essa…infelizmente.

  58. Belem é foi metropole nos anos 80, mas todas as cidade se desenvolveram inclusive Manaus com a chegada da zona franca e isso fez com que Belem perdesse mercado e poder equisitivo…
    Belem tem 1.450.000 hab e tem um pib de 17.900.000.000bilhoes e uma renda percapta de 12 mil reais por pessoa…
    Entao quero falar que belem perde ate pra SAO LUIS DO MARANHAO que tem um pouco mais de 1.039.000hab e pib de 17.900.000.000bilhoes e uma renda de 17.500 reais por pessoa…
    Isso quer dizer que SAO LUIS é mais rica e mais charmosa que Belem…

  59. Belem perde ate pra sao luis e a ilha tem 400 mil pessoas a menos que belem…
    Sao luis tem o pib muito maior que belem…

  60. No planejamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a capital optou por ser uma cidade prestadora de serviços enquanto Betim e Contagem (coladas na capital) concentrassem as indústrias da região. Pode-se ver nesses rankings que as duas cidades vizinhas à BH estão sempre bem colocadas. Betim por exemplo neste ranking de 2007 era a 16° colocada e na frente dela só figura “não capitais” de SP e RJ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s