São João Paulo II 1

O papa Bento 16 assinou neste sábado decreto que reconhece que seu antecessor, João Paulo 2º, viveu a fé católica de modo heroico. O decreto de “virtudes heroicas” dá ao papa morto em 2005 o título de “venerável” e representa o começo da contagem regressiva para a elevação de João Paulo II à glória dos altares, que pode acontecer, segundo os observadores vaticanos, em outubro do próximo ano, coincidindo com a data em que Wojtyla foi eleito pontífice, em 1978.

O passo seguinte  será o reconhecimento de um milagre, podendo a partir daí ser beatificado.

Bento 16 começou a trabalhar para acelerar a santificação do antecessor apenas 2 semanas depois de assumir o posto. Ele abriu uma exceção à regra do Código de Direito Canônico  retirou o período de espera normal para início do processo, que é de cinco anos, e ordenou que as investigações sobre as “virtudes heroicas” de João Paulo 2º, reconhecidas neste sábado, começassem imediatamente.

Karol Wojtyla já possui os requisitos para a sua beatificação, como o clamor popular, que se difundiu após sua morte. Vários fiéis seguraram cartazes com a frase ‘Santo subito’ (santo imediatamente) nas vigílias no Vaticano, durante funerais do papa polonês.

Fonte: Folha de São Paulo/ Estado de São Paulo

Um Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s