Eleitor terá de apresentar título e documento com foto para votar 2

Para votar nas eleições gerais de 3 de outubro, o eleitor deverá apresentar, além do título eleitoral, documento de identificação com fotografia. Esta determinação foi incluída na Lei das Eleições por meio da Lei 12.034/09. Serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

Caso o presidente da mesa receptora ainda tenha dúvida quanto à identidade do eleitor, mesmo após a apresentação do título e documento de identificação, deverá interrogá-lo sobre os dados do título, do documento oficial ou do caderno de votação, além de confrontar assinatura constante desses documentos com a feita pelo eleitor na sua presença.

Fonte: TSE

  1. Há anos tinhamos conhecimento de que a simples apresentação do título de eleitor era uma imensa porta aberta para a fraude eleitoral. Os mortos votam; Os títulos dos pobres são apropiados indevidamente e entregues no dia da eleição para um cabo eleitoral votar, 5, 10, 20 vezes.

    E ai?

    Nada se fazia. Havia uma omissão cumpliciante?

    Como cidadão, renovo minhas esperanças. Creio que, pelo menos os mortos não votaram mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s