Deus criou o mal? (Albert Einstein) 28

Albert Einstein-1921

Albert Einstein-1921

Um professor lançou um desafio aos alunos com a seguinte pergunta:

Criou Deus tudo o que existe?

Um aluno Respondeu, Convictamente:
Sim, ele criou…

Deus Criou realmente tudo o que existe?
Perguntou novamente o professor.
Sim Senhor, respondeu o Jovem.

O Professor contrapôs: Se Deus criou tudo que existe, então Deus criou o mal, Já que o mal existe! E se concordarmos que as nossas obras são o reflexo de nós próprios, então Deus é mal!

O jovem calou-se perante o argumento do mestre que, feliz, regozijava-se por ter provado, uma vez mais, que a fé era um mito.

Outro estudante levanta a mão e diz:
Posso fazer uma pergunta, Professor?
Claro que sim, respondeu ele.

O jovem fez uma curta pausa e perguntou:
Professor, o frio existe?
Mas que raio de pergunta é essa?…Lógico que existe, ou acaso nunca sentiste frio?

Responde o aluno: Na realidade, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da física, o que consideramos frio, na verdade é a ausência de calor. Todos os corpos ou objetos são passivéis de estudo quando possuem ou transmitem energia, o calor é o que faz os corpos tenham e transmitam energia.

O zero absoluto é a ausência total de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagirem, mas o frio não existe. Nós criamos esta definição para descrever de que maneira nos sentimos quando não temos calor.

E a escuridão, existe? Continuou o estudante.
O professor respondeu:
Existe

O estudante respondeu:
A escuridão tão pouco existe.
A escuridão, na realidade, é a ausência de luz.

A Luz podemo-la estudar,
A escuridão, não!
Através do prisma de Nichols, pode decompor-se a luz branca nas suas várias cores, com os diferentes comprimentos de onda.

A escuridão, não!

Como se pode saber quanto escuro está em determinado espaço?
Com base na quantidade de luz presente neste espaço.
A escuridão é uma definição utilizada pelo homem para descrever o que ocorre na ausência de luz.

Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
Professor, o mal existe?

E este respondeu: Como afirmei no inicio, vemos crimes e violência em todo o mundo.
Isto é o mal.

O aluno Respondeu:
O mal não existe, senhor, ou pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem. Em conformidade com os casos anteriores, o mal é uma definição que o jhomem criou para descrever a ausência de Deus.

Deus não criou o mal.
… O mal é o resultado da ausência de Deus no coração dos seres humanos.

Tal e qual como acontece com o frio quando não há calor, ou com a escuridão quando não há luz.

(Albert Einstein)


Deus criou o mal?

  1. PRELIMINARMENTE: Religião não se discute, se estuda na fonte da revelação divina.
    Bem a resposta correta (entendo), para a pergunta Deus é o criador de tudo? É: DEUS é o criador, e criou tudo o que existe, porém deu aos anjos e aos homens o livre arbítrio para, até mesmo decidr não adorá-lo, e não seguir seus mandamentos. No site: http://www.iasdemfoco.net/mat/C_graciele/abrejanela.asp?Id=56, pode-se endenter um pouco melhor a Origem do mal. Então existe um conflito cósmico que estamos inseridos, porém Jesus Cristo voltará como Senhor dos senhores e Reis dos reis para dar cabo desta vida miserável que o pecado nos impõe, e para criar um novo mundo, onde o mal não mais vai existir. Quando isso vai acontecer? Não se sabe a data, porém em um estudo apurado do livro de Daniel (Bíblia), capítulo 2, vê-se ali que Nabucodonosor sonhou com uma estátua, que segundo a revelação divina a Daniel é a seqüencia da história humana apartir daquele grande monarca até os nossos dias, este estudo pode ser lido no site: http://www.iasdemfoco.net/mat/pegarepregar/abrejanela.asp?Id=36, especialmente apartir do verso 29, porém vale apena ler todo o artigo.
    Espero ter contribuído para que o verdadeiro caráter de Deus seja revelado.
    LEMBREM-SE: Religião não se discute, se estuda na fonte da revelação divina.
    Abraços a todos.
    Rudimar.

    • paz irmão!

      só não concordo com vc na afirmação que anjos tem livre-arbítrio.

      Sérgio Gomes
      (fomando em Ciências Teológica – FBN)

      • Olá…

        Que a paz do Senhor Jesus esteja contigo.

        Pense bem amigo: Se os anjos não tem livre arbítrio, Lucifer não teria pecado, o pecado teve sua origem no céu, no desejo de ser igual a Deus (Isaías 14:12-14), antes da criação da Terra.

        Tem um material especialmente preparado para pessoas como você que gosta de estudar a Bíblia, no site: http://www.iasdemfoco.net/estudosEspeciais/, tenho certeza que vais gostar.

        Abraços.

        Rudimar.

  2. O bem e o mal são simplesmente uma separação que seres humanos fizeram.
    Acredito que nosso conceito de mal pode estar certo quando estamos falando deste mundo limitado onde vivemos,mas também acho que provavelmente Einstein esteja falando sobre algo bem mais amplo que um pensamento religioso,como se o que julgamos ser bom ou mal fome o equilíbrio,e baseado em meus pensamento o caminho do meio sempre foi o melhor a seguir,ou seja o que julgamos ser mal na verdade pode ser o bem se pensarmos como platão que acredita no “mundo das idéias” um mundo mais perfeito que o nosso onde penso que não exista esse nosso pensamento egoísta.OU SEJA O MAL NÃO EXISTE POIS ELE É A AUSÊNCIA DO BEM

    • Quem definiu o quê é mal ?
      O Mal é uma criação derivada, determinado para manifestar a ira e justiça divina sobre o transgressor!
      Nada apareceu no Universo por acaso ou independentemente do poder criador de YHWH.

  3. É maravilhosa essa conversa deste professor com estes alunos! Amei este diálogo e também o filme! Deveríamos todos os dias meditar neste diálogo, PELA MANHÃ! Eu apenas pergunto: Albert Einstein foi esta criança que respondeu tão sabiamente? Ou ele apenas explicou para nós sôbre o Bem e o Mal, com desta “parábola” , usando a Física?

  4. quando se define “tudo” significa “total”, sem ausências,sem isenção,portanto a lógica do aluno continua incoerente.
    Por mais que ele argumentou pra redefinir a visão do professor ele errou quando concordou ao responder que deus criou tudo, pois se digo que fiz o bolo, logo que o preparei pois não produzi o trigo, o leite e os demais ingredientes…mas na visão cristã deus criou os ingredientes e fez o bolo…portanto se ha alguma falha na receita o defeito é do confeiteiro…no caso “DEUS”

    • AFF Deus não errou em ingrediente nenhum o homem era perfeito e santo portanto ele tinha o livre arbítrio em.decidir permanecer ou não.ao.desobedecer a Deus, Deus saiu do homem e de toda criação nisto confere com ausência de Deus nasce as trevas. Satanás não e Rei das trevas mais e as trevas que e Rei sobre Satanás que escolheu desobedecer a Deus e saiu de sua presença. Nisso nasce em seu coração a escuridão e o leva ir contra Deus. A escuridão que nasceu no coração de Lúcifer por falta da presença de Deus tem o dominado ate hoje assim também nos corações dos homens este mal essa essência que nasce pela ausência da essência divida de Deus domina a criação domina tudo.e os faz se opor tudo o que e luz.

  5. As pessoas tem uma mania de culpar os outros por seus erros! Para quem tem um filho é mais fácil compreender o que é o livre arbítrio. Você quer que seu filho faça o melhor para si mesmo, mas muitas vezes ele escolhe errado. Então segundo o raciocínio de muitos, a culpa é do pai e da mãe, pois não deveria ter deixado o filho errar. Ora se você escolhe para seu filho o que fazer, ele nunca aprendera ser independente e fazer suas próprias escolhas. Será imaturo e inseguro. Deus age da mesma forma, na verdade nós é que O copiamos, mas Ele quer que nossa escolha seja fazer o bem, o bem para nós mesmos e para os outros também. É muito simples, mas o homem na sua arrogância, decide complicar tudo. E quando as coisas não dão certo é mais fácil culpar os outros!

  6. Belo texto,só não intendo muito bem Einstein porque se ele fez esse argumento por que então ele não acreditava em Deus? Porque muitos diziam que Einstein era ateu mais com esse texto que diz que ele quem cita porque então não acreditava em Deus? Fica essa dúvida pra toda eternidade e ninguém vai descobrir
    Abraços!!

    • Einstein era judeu. Segundo sua biografia, ele tem uma fase cética e depois mais espiritualizada.
      Bom o texto é atribuído á Einstein. Se não foi ele, foi qualquer outro, o importante é o seu conteúdo. É o que penso.
      Um abraço

  7. Sim DEUS é o bem e o mal
    Deus e jesus fazem parde da mesma pessoa o arquiteto do universo e seu engenheiro conforme o logotipo escoces e aceito uma aguia de duas cabeça num corpo sóduas pessoas o diabo não existe o diabo quer dizer uma pessoa ruim que sabe o segredo que não ta adormecido que vai sempre contra deus no calso sou eu que ja descobri um segredo relacionado com o astro rei o sol ai deus se manifestou e discutiu comigo eu tinha 22anos de idade depois ele tentou arremendar fazer eu acreditar que o diabo tinha falado comigo
    Deus ê um dos principios mas antes dele tem a origem de tudo ele não venhi do nada é um reino como dise jesus que o reino dele não é deste mundo
    Imperio quer dizer reino poder dominio etc. Ouve uma traição uma hierarquia e a origem o principio não ta suportando o sofrimento da humanidade e ta me usando como uma ferramenta pra desbancar o g.a.d.u
    O soberano

  8. o cientista que acredita na existencia de deus nao é cientista ainda falta conhecinentos academicos para ser , como é possivel um cientista acreditar dizeres de analfabetos?

  9. Na tradição judaica não existe um ser que se contrapõe ao Eterno, como se fosse seu rival igual em poder. Essa estória que um anjo ( Lúcifer) se transformou em mal ( Satã) é uma invenção medieval oriunda do Zoroastrismo e incorporada à cultura cristã pela Igreja.Isso só existe na cabeça de quem acredita !

    • Olá Jean……. Respeito sua opinião mas ela está totalmente dissociada do que está registrado na Bíblia. Pela tradição entendemos que o livro de Jó foi o primeiro livro escrito, e se credita a Moisés a autoria. Bem veja este diálogo no primeiro capítulo “E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
      Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
      E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
      Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
      Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
      Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
      E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.” (Jó 1:6-12).
      Veja que o adversário (Satanás, significa adversário) é registrado ali conversando com Deus sobre Jó, e foi permitido por Deus que o inimigo tocasse na vida de Jó, porém foi imposto um limite, seus bens, e depois sabemos, pelo capítulo 2 que a saúde de Jó foi abalada, porém ainda existia um limite, não lhe tire a vida. Se amarmos a Deus (João 14:15) todas as coisas contribuem para o nosso bem, ainda que sejam dificuldades: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28). Espero ter ajudado. Abraço

  10. Um coisa EXISTE em função da outra.
    Agora uma coisa é certa, uma teve que surgir primeiro.
    E discordo de tudo isso aí.

    “A mente que se abre a uma nova idéia jamais
    volta ao seu tamanho original.”
    –Albert Einstein.

  11. Prezados irmãos em Cristo, respeito muito a colocação de todos inclusive a dos estudiosos e formados em teologia. Porém penso que escolhemos linhas de pensamentos as quais colocam Deus impotente ao mal e sem controle sobre as coisas as quais Ele mesmo afirma ter pensado antes da fundação do mundo. Não é por não termos respostas para todos os fatos existentes que devemos acatar afirmações que limitam e apequenam Deus. Creio em um Deus soberano, onipotente e onipresente, mesmo que em sEus atos eu não encontre respostas e também não concorde. Na frase “Deus criou o mal?” Penso que não temos como questionar Deus, então nos resta questionar o “mal”. O que será o mal para Deus e o mal para nós? Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.
    Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
    Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.
    Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.
    Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.
    Romanos 13:1-5. Partindo deste princípio o Pai corrige o filho que ama e a correção de Deus noa parece o mal, inclusive a morte que nos leva até Ele. Quando lemos Paulo afirmar que a morte é lucro como vamos questionar a morte como o mal e para nossa sabedoria qual mal poderá ser pior que a morte? Ha sim…E, não temais os que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma. Temei antes, aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Mt 10:28. Penso que a maldade seria enviar a sua criação e ou filhos para o inferno, mas este mesmo diz: Mateus 25:41: “Então diga para aqueles que estão à esquerda, ‘Partida, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. Esse mesmo Deus que fez esta afirmação se entregou em carne e sentiu as dores de morte humilhante de cruz para que todos sejamos salvos e mesmo assim direi que Ele criou o mal? Ou eu digo que a correção que me leva a salvação não é o bem? A paz aos salvos em Cristo e que a chama salvadora nos leve a pregar o evangelho com fé que todos serão salvos.

  12. Prezados irmãos em Cristo, respeito muito a colocação de todos inclusive a dos estudiosos e formados em teologia. Porém penso que escolhemos linhas de pensamentos as quais colocam Deus impotente ao mal e sem controle sobre as coisas as quais Ele mesmo afirma ter pensado antes da fundação do mundo. Não é por não termos respostas para todos os fatos existentes que devemos acatar afirmações que limitam e apequenam Deus. Creio em um Deus soberano, onipotente e onipresente, mesmo que em sEus atos eu não encontre respostas e também não concorde. Na frase “Deus criou o mal?” Penso que não temos como questionar Deus, então nos resta questionar o “mal”. O que será o mal para Deus e o mal para nós? Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.
    Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
    Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.
    Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.
    Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.
    Romanos 13:1-5. Partindo deste princípio o Pai corrige o filho que ama e a correção de Deus noa parece o mal, inclusive a morte que nos leva até Ele. Quando lemos Paulo afirmar que a morte é lucro como vamos questionar a morte como o mal e para nossa sabedoria qual mal poderá ser pior que a morte? Ha sim…E, não temais os que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma. Temei antes, aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Mt 10:28. Penso que a maldade seria enviar a sua criação e ou filhos para o inferno, mas este mesmo diz: Mateus 25:41: “Então diga para aqueles que estão à esquerda, ‘Partida, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. Esse mesmo Deus que fez esta afirmação se entregou em carne e sentiu as dores de morte humilhante de cruz para que todos sejamos salvos e mesmo assim direi que Ele criou o mal? Ou eu digo que a correção que me leva a salvação não é o bem? A paz aos salvos em Cristo e que a chama salvadora nos leve a pregar o evangelho com fé que todos serão salvos.

  13. DEUS NÃO DEIXA DE SER DEUS POR QUE NÃO ACREDITAM NELE, E PEGA O SÁBIO EM SUA PRÓPRIA ESTULTICE!

    Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.

    Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?

    Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

    Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.

    Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.

    Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

    Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.

    Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele. 1 Coríntios 1:19-29

  14. Concordo DEUS É O BEM E O MAL O DIABO NÃO EXISTE
    A BIBLIA É MENYIROSA
    PUBLICOU QUE O DIABO EXISTE
    CLARO TINHAM QUE INVENDAR
    AI QUALQUER COIDA QUE DER ERRADO CAI NAS COSTA DA QUELE QUE NÀO EXISTE
    DEUS NÃO É TÃO BONZINHO COMO TODOS PENSAM
    SO SEI DIZER QUE A ORIGEM QUE FOI TRAIDA VAI VOLTAR PRA TOMAR CONTA DO UNIVERSO
    NÃO VAI SUPORTAR O SOFRIMENTO DA HUMANIDADE

  15. Mas por que o “mal” significa automaticamente a ausência de Deus? E a possibilidade de um indivíduo ser ateu mas mesmo assim praticar o bem na humanidade, ajudar ao próximo, fazer boas ações, e manter a paz? Por que a “falta de Deus” é levado como um sinônimo de maldade?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s